Educação

Pesquisa aponta aumento da violência nas escolas da rede pública de São Paulo

Professores e estudantes relatam casos de bullying, agressões verbais e físicas e vandalismo

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Violência nas escolas atinge professores e alunos
Violência nas escolas atinge professores e alunos - José Eduardo Bernardes

Uma pesquisa realizada pela Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), em parceria com o Instituto Locomotiva, aponta que cinco em cada dez professores da rede pública de ensino (54%) já sofreram algum tipo de violência nas dependências das escolas.

Esse número era de 51% em 2017 e chegou a ser de 44% em 2014. O levantamento ouviu 1.000 estudantes com 14 anos ou mais e 701 professores da rede estadual em 14 municípios, entre 5 de setembro e 1° de outubro. 

Entre os principais casos de violência apareceram o bullying, a agressão verbal, a agressão física e o vandalismo.

"É notável a falta de valorização dos professores. A sociedade em geral tem consciência disso, os alunos têm consciência disso", afirma a Professora Bebel, deputada estadual (PT-SP).

O crescimento é ainda maior entre os estudantes: quase metade dos alunos da rede pública (48%) declararam ter sido vítimas de violência nos colégios, a principal delas, o bullying (62%). No caso dos professores, o relato mais comum de violência é a agressão verbal (83%).

"Isso demonstra o abandono do estado para com esses profissionais, aliás para com os alunos e com as escolas públicas do estado de São Paulo também", completou a deputada.

Saiba mais no vídeo abaixo:

Edição: Rodrigo Chagas