Minas Gerais

VITÓRIAS

Eles são nota 10

Educação pública fez a diferença e rede estadual de ensino trouxe muitas medalhas ao esta

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
Vytor dos Santos Assis, da Escola Estadual Antônio Miguel Cerqueira Neto, em Ribeirão das Neves (RMBH), levou medalha de ouro em Budapeste
Vytor dos Santos Assis, da Escola Estadual Antônio Miguel Cerqueira Neto, em Ribeirão das Neves (RMBH), levou medalha de ouro em Budapeste - Arquivo pessoal

O ano pode até não ter sido dos melhores para a educação, mas os alunos da rede estadual de ensino nos deram momentos de muito orgulho e alegria. Mais uma vez essa meninada provou que a educação pública e de qualidade faz muita diferença.

Medalha de ouro no esporte

Maria Fernanda Moreira da Silva, estudante da Escola Estadual Nossa Senhora do Carmo, em Betim, e Vytor dos Santos Assis, da Escola Estadual Antônio Miguel Cerqueira Neto, em Ribeirão das Neves, conquistaram medalhas de ouro no Campeonato Brasileiro de Combate Games. Os dois atletas do taekwondo foram representar o Brasil na competição internacional. Vytor ainda levou para casa a medalha de prata do Mundial Escolar de Combate Games. A disputa internacional aconteceu em julho e foi organizada pela International School Sport Federation (ISF), em Budapeste, na Hungria.

Balaiada de medalhas na Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Matheus Barreto Ferreira dos Santos, aluno da Escola Estadual Adelaide Bias Fortes, em Barbacena, subiu ao pódio para receber a medalha de ouro da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A vitória foi na competição do ano passado, mas a premiação só foi entregue em julho deste ano. E você está achando que nós conquistamos uma medalha só? Nada disso. Entre as 575 medalhas de ouro entregues para as diversas categorias da Obmep 2018, 93 foram conquistadas por estudantes mineiros de escolas públicas.

Do Vale do Jequitinhonha para o mundo

Seis estudantes da Escola Estadual Presidente Costa e Silva, da cidade de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, ganharam medalha de bronze na Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras. Sem ajuda do governo para participar da competição, que aconteceu em agosto em Taiwan, alunos e professores se mobilizaram e conseguiram, por meio de uma vaquinha, o valor para embarcar para o torneio. E o investimento valeu a pena. Ainda nas etapas estadual e nacional eles levaram de cara quatro medalhas, três ouros e uma prata. E na internacional subiram ao pódio para trazer para Minas Gerais a medalha de bronze.

1º lugar internacional para Divinópolis

As estudantes Ana Clara Veloso, Alessandra Soares, Bruna Pardini, Maria Eduarda Gontijo, Gisele Franco, Fernanda Nonaka, Laís Marques, Eliane Santos e o estudante Davi Perdigão conquistaram o 1º lugar da Mostra Técnica de Projetos – MTP –, realizada em Lima, no Peru, com a apresentação do projeto Irrigação Automática e Eficaz, sobre a irrigação sustentável na agricultura. Elas são alunas da Escola Estadual Ilídio da Costa Pereira, em Divinópolis.

Chegaram até a Tailândia

João Victor Gomes Moraes , Matheus Mastellona de Azevedo Noronha , Luiz Felipe Gonçalves Soares, estudantes da Escola Estadual Dom Cabral  (Belo Horizonte) e Jéssica Souza, Isadora Alexandre Miranda , Milena Barros da Silva, Mariana Naves Tana , Marco Túlio Teixeira Cougo , Jonatas Marcelino Rodrigues , João Paulo de Jesus Lopes , Beatriz Naves Tana , Pedro Oliveira Cardoso e Júlia de Oliveira Silva, estudantes da  Escola Estadual Monsenhor João Batista da Silveira (Três Pontas) representaram o Brasil na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras, realizada na cidade Chiang Mai, na Tailândia.
 

Edição: Elis Almeida