Paraná

ORGANIZAÇÃO URBANA

Exposição em Londrina é protagonizada por jovens da ocupação Flores do Campo

O FotoFlores realizou sua primeira exposição com 42 fotografias para um público aproximado de 200 pessoas

Brasil de Fato I Londrina |
As crianças e adolescentes participaram de todas as etapas, desde a escolha das fotografias à  montagem da exposição
As crianças e adolescentes participaram de todas as etapas, desde a escolha das fotografias à  montagem da exposição - Rei Santos

Hoje pode até ser comum crianças tirando fotos. Mas não com câmeras analógicas. Essa é uma das principais características do FotoFlores, um grupo de fotografia analógica que reúne cerca de doze jovens e crianças, entre 9 e 15 anos, moradores da Ocupação Flores do Campo, localizada na periferia da zona norte de Londrina/PR. 

O projeto acontece desde abril deste ano e, nos dias 7 e 8 de dezembro, o FotoFlores realizou sua primeira exposição com 42 fotografias para um público aproximado de 200 pessoas. “Um certo dia as crianças falaram, ‘vamos fazer uma exposição nossa na ocupação’; abracei e estimulei a ideia”, relata o organizador do projeto e fotógrafo, Gabriel Melhado.

Exposição

Com câmeras conhecidas como “saboneteiras” nas mãos e centenas de fotos reveladas, em outubro, o FotoFlores lançou uma campanha de financiamento coletivo para viabilizar a exposição.

O resultado foi um sucesso: a meta inicial de R$ 6 mil foi batida e terminou com o total de R$ 7,2 mil, possibilitando a impressão de fotografias em alta qualidade. Melhado explica que as crianças e adolescentes participaram de todas as etapas, desde a escolha das fotografias à  montagem da exposição. .

E para montar a exposição num barracão sem paredes, as estudantes de artes visuais Laura Cristina e Letícia Koga propuseram criar uma estrutura para manter os quadros suspensos. “No dia, as crianças aproveitaram muito o lugar da exposição e a própria disposição dos quadros ali dentro do barracão; elas usaram o caminho criado como um espaço de brincadeira”, conta Laura Cristina.

Em 2020, as atividades do FotoFlores continuam e a exposição está prevista para ocorrer em outros locais de Londrina.

 

Edição: Pedro Carrano