Paraná

Violência contra mulher

Coluna elas por ela / Mais um episódio de violência contra a mulher

Um caso emblemático que reafirma a importância de se falar sobre o tema em todas as áreas

Curitiba |
O futebol ainda hoje é um ambiente fortemente masculino, mulheres precisam sempre conquistar esse espaço, isso aumenta as chances de ocorrer
O futebol ainda hoje é um ambiente fortemente masculino, mulheres precisam sempre conquistar esse espaço, isso aumenta as chances de ocorrer - Divulgação CBF

O título da coluna de hoje tem a ver com futebol, sim. O goleiro Jean, do São Paulo, foi preso no dia 18, nos EUA, após sua esposa, Milena Bemfica, denunciá-lo à polícia por agressão.

Não é o primeiro caso de um jogador de futebol que comete violência contra mulheres. A ideia aqui não é traçar uma relação entre atores futebolísticos e esse tipo de abuso. Pelo contrário, é mostrar que violências assim não tem um perfil específico, pelo contrário, estão ligadas à estrutura machista da sociedade e uma cultura que coloca as mulheres em posição de inferioridade.

Por isso chegamos no alarmante dado de que a cada 4 minutos uma mulher sofre agressão no Brasil. O futebol ainda hoje é um ambiente fortemente masculino, mulheres precisam sempre conquistar esse espaço, isso aumenta as chances de ocorrer opressão de gênero. É preciso mudar essa realidade. O São Paulo decidiu rescindir o contrato com Jean, fato positivo, pois não pode compactuar com violência contra as mulheres!  

Edição: Ana Carolina Caldas