Retrospectiva

O que tu indica? | Grandes lançamentos da música potiguar em 2019

Com diversos gêneros e estilos, a cena musical do RN apresentou discos para todos os gostos

Brasil de Fato | Natal (RN) |
O grupo Luísa e os Alquimistas teve um dos álbuns mais aclamados pelos potiguares no ano
O grupo Luísa e os Alquimistas teve um dos álbuns mais aclamados pelos potiguares no ano - Rudá de Melo/Divulgação

Não é de hoje que a música potiguar nos presenteia com ótimos lançamentos. Do rock ao funk, passando pela música mais influenciada pela MPB, sempre tivemos bandas e artistas de alta qualidade com álbuns que merecem ser conhecidos e escutados por todos. Em 2019 não foi diferente e devido a essa diversidade musical, tem dicas para todos os gostos.
Começando por Jaguatirica Print, 3° álbum da Luísa e os Alquimistas, que faturou o Prêmio Hangar de Música e traz a trilha sonora ideal pra quem quer rebolar bastante nesse verão. Deste álbum, meu destaque vai para Furtacor e a faixa-título Jaguatirica Print.
Pra quem gosta de um som mais indie, indico o álbum Na Rua, da banda Uma Sra. Limonada. Um disco que traz toda a musicalidade desenvolvida pelo grupo ao longo de seus 6 anos de carreira, com destaque para a música que dá nome ao álbum, um verdadeiro manifesto pelo direito de amar quem se quer.
Se o assunto é rock, tem duas indicações de peso. O álbum Time to Change do Born to Freedom, segundo disco do grupo, sendo o primeiro com letras em português, refletindo nas músicas os descompassos da contemporaneidade, e o EP da banda Demonia, que traz um título que dispensa qualquer explicação: Achei que era homem mas é só o Satanás. Sobre esse EP, apenas uma coisa a dizer: OUÇAM!
Representando a MPB (música potiguar brasileira), indico 3 lançamentos, Quebra Vento, primeiro álbum da percussionista Aiyra, conhecida por seu trabalho como instrumentista e que apresenta ao público seu lado cantora e compositora tendo a canção Pariu a si Mesma como 1° single; Afoita, primeiro EP da cantora Dani Cruz, resultado de uma imersão que resultou nas músicas que compõem o EP, com destaque para Debochada (mais a cara dela impossível); e Nuvem, EP da estreante Arie, uma das melhores surpresas do ano, sendo Samba Triste uma das melhores canções potiguares de 2019.
Por último, vou de funk com Mc Leozinho do BA e seu álbum Helena – O Amor Morreu mas Ainda Está Vivo, que eu particularmente classifico como uma Ópera Funk, onde as músicas se conectam formando uma história, embora não impeça que se ouça em qualquer ordem, com destaque para Clímax, com a participação da Natália Noronha da Plutão Já Foi Planeta.
Obviamente muitos lançamentos ficaram de fora, mas isso só mostra o quanto nossa música é rica. Ouçam e apreciem a música potiguar, vão nos shows, divulguem e se orgulhem do que é nosso.

*Abner Moabe é jornalista e músico.

 

Edição: Marcos Barbosa