Podcast

Confira o programa Bem Viver desta quarta-feira (25/12)

A relação afetiva dos imigrantes com a comida é destaque nesta edição

Ouça o áudio:

Feliz Rafferte, imigrante africano era engenheiro e se tornou chef de cozinha quando chegou ao Brasil
Feliz Rafferte, imigrante africano era engenheiro e se tornou chef de cozinha quando chegou ao Brasil - Joana Côrtes
A relação afetiva dos imigrantes com a comida é destaque nesta edição

O Bem Viver dessa semana está em clima natalino e traz dicas fáceis e simples para aproveitar bem o verão, que promete ser um dos mais quentes de todos os tempos, segundo os especialistas. O médico da família Aristóteles Cardona Júnior nos lembra que não é preciso comprar produtos caros como isotônicos para se manter hidratado e saudável. 

A nossa repórter Joana Côrtes foi conhecer o restaurante Mama Africa, do imigrante Feliz Rafferty e nos mostra como a comida pode ser elo afetivo e de socialização para quem precisou deixar o país de origem. Feliz era engenheiro elétrico na República dos Camarões. No Brasil é conhecido como o chef Sam e faz dos práticos típicos da sua tribo maneira de sustento e de sociabilização no país que o acolheu. 

O ouvinte ainda confere a história da primeira farinha d'água reconhecida com o selo da agricultura familiar no Maranhão. O produto é feito pelas mãos de pessoas comprometidas com a terra que cuidam desde o plantio da mandioca livre de venenos até a comercialização da farinha Terra e Vida. 

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar toda quarta-feira, a partir das 9h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM em São Paulo e 102,7 FM no noroeste paulista.

A programação também estará disponível na rádio web do Brasil de Fato, toda sexta-feira, às 9h no site da Rádio Brasil de Fato.

Edição: Camila Salmazio