QUAL É O BAIRRO

Mesmo com 420 anos de Natal (RN), bairro histórico da Ribeira sofre abandono

Bairro onde se localiza o porto da capital, é também um marco da cultura e memória da cidade

Brasil de Fato | Natal (RN) |
Rua Chile foi um dos principais pontos de expansão do bairro, com a construção de vários prédios
Rua Chile foi um dos principais pontos de expansão do bairro, com a construção de vários prédios - Fábio Pinheiro/Divulgação

Localizada na Zona Leste de Natal, é conhecida por sua importância histórica. Faz parte da Zona Especial de Preservação Histórica desde os anos 1990, juntamente com a Cidade Alta. Em oposição a esta, primeiro bairro do município, fora nomeada inicialmente como Cidade Baixa, uma zona de sítios e armazéns. Antes da urbanização, a Ribeira era um local alagadiço, pantanoso, onde as águas do Potengi e a maré se encontravam, formando uma “lagoa da campina”.
O crescimento do bairro se deu a partir de 1850, quando da construção de vários prédios na Rua do Comércio, hoje conhecido como Rua Chile, e da construção do porto. O início do século XX presenciou também a formação de importantes espaços de sociabilidade, como o Teatro Carlos Gomes, atual Alberto Maranhão; o Cine Polytheama; o Grupo Escolar Augusto Severo, onde funcionou o Atheneu e a primeira Faculdade de Direito; a Estação Rodoviária, hoje Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão e a Praça Augusto Severo.
Natal completa seus 420 anos em 2019 e apesar de saudar e comemorar essa data, seus habitantes testemunham o abandono do bairro que é marco da cultura e memória da cidade.
 

Edição: Isadora Morena