Retrospectiva 2019 | Desmonte do Estado e resistência popular

O saldo do primeiro ano sob o governo de Jair Bolsonaro confirma a insuficiência de um modelo econômico privatista

Crimes ambientais, violência no campo, desinformação, reformas da Previdência, estagnação da economia e venda de empresas nacionais são alguns dos fatos que marcaram 2019.

O saldo do primeiro ano sob o governo de Jair Bolsonaro confirma a insuficiência de um modelo econômico e político pautado por interesses privados. O ano chega ao fim com a promessa de retomada econômica não cumprida. A previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país foi rebaixada diversas vezes e chegou a 1,1% em dezembro.

Como contraponto às medidas do governo que retiraram direitos, movimentos populares se mobilizaram em defesa da soberania nacional e do emprego. Já no começo do ano, a resistência ao desmonte do Estado brasileiro levou às ruas centenas milhares de estudantes contra os cortes de recursos da Educação.

Relembre, nesta retrospectiva, os principais temas acompanhados pelo Brasil de Fato que movimentaram a política do país, as medidas do atual governo e os acontecimentos marcantes na América Latina.

REPORTAGENS

ESPAÑOL

ENGLISH