Pernambuco

Ano Novo

Queima da Lapinha encerra Ciclo Natalino do Recife

Festividade acontece na próxima segunda-feira (6)

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Tradicional celebração, que mistura cultura popular e fé, contará nesta edição com a participação de 11 pastoris
Tradicional celebração, que mistura cultura popular e fé, contará nesta edição com a participação de 11 pastoris - Daniel Tavares/ArquivoPCR

Como reza a tradição, o Ciclo Natalino do Recife só será encerrado no próximo dia 6 de janeiro de 2020, com a Queima da Lapinha, liturgia que reunirá 10 pastoris no Pátio de São Pedro, a partir das 17h. A Queima da Lapinha é uma tradição religiosa do século 19, trazida pelos jesuítas para o Brasil, cujo simbolismo está relacionado à manjedoura onde nasceu o Menino Jesus e ao dia em que ele foi visitado pelos três reis magos. 
Feita de folhagens secas e incensos, a lapinha é queimada aos olhos do público, que joga seus pedidos no fogo, na esperança de que sejam realizados. Quando a cerimônia acaba, os pastoris dão as boas-vindas ao próximo ciclo festivo da cidade, saudando o Carnaval que se anuncia.
Este ano, a programação conta com as seguintes atrações: Pastoris Estrela Brilhante, Angel de Brasília Teimosa, Giselly Andrade, Campinas Alegre, Tia Mariza, Estrela do Mar, Estrela Guia do Cabo, Rosa Mística dos Torrões, Sonho de uma Adolescente e Viver a Vida - 3ª idade.

Edição: Vanessa Gonzaga