Levantamento

Quadro das universidades tem aumento de doutores e mestres, segundo Censo do MEC

O maior crescimento foi no número de professores doutores na rede pública, de 44,3%, em 2008, para 64,3%, em 2018

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Participação das universidades no Censo da Educação Superior é pré-requisito para participação em programas do governo
Participação das universidades no Censo da Educação Superior é pré-requisito para participação em programas do governo - Marcos Santos/USP Imagens

Entre 2008 e 2018, cresceu o grau de formação dos professores universitários no Brasil, de acordo com o Censo da Educação Superior, divulgado nesta segunda-feira (6) pelo Ministério da Educação (MEC). Atualmente, o governo calcula que mais de 80% dos 384 mil docentes do ensino superior têm título de mestre ou doutor.

Conforme o levantamento, o maior crescimento é de doutores na rede pública: em 2018, 64,3% dos professores tinham o título; há dez anos, a proporção era de 44,3%. Nas instituições particulares, o Censo apontou que 25,9% dos professores têm título de doutor; em 2008, eles eram 13,1%.

A participação de mestres na educação variou entre as instituições particulares e públicas, de acordo com o MEC. Na rede pública, a participação de mestres teve queda -- um em cada quatro professores (25,5%) tem mestrado, enquanto em 2008 eles eram 28,1%. Já nas instituições particulares, metade dos docentes tem o mestrado (50,1%) como maior grau de formação, sendo que, há dez anos, eles eram 40% do total.

O grupo de professores com especialização latu sensu caiu significativamente na última década. De 2008 para 2018, o número de docentes desse grupo caiu de 28,1% para 10,2% nas instituições públicas, e de 46,9% para 24%, nas privadas.

Educação a distância

A educação a distância (EAD) tem mais mestres (46,5%) do que doutores (43,6%), de acordo com o Censo. Somando os dois grupos, o índice chega a 90%. Nos cursos presenciais, a maioria é de doutores (52,3% contra 35,2 de mestres).

Censo da Educação Superior

O Censo da Educação Superior é uma pesquisa realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), obrigatória a todas as instituições de educação superior no país.

A participação é pré-requisito do MEC para a participação das universidades em programas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e as bolsas subsidiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O censo financia, ainda, a Avaliação da Educação Superior, sendo insumo para o cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos (IGC), dois dos Indicadores da Qualidade da Educação Superior divulgados pelo Inep.

Edição: Julia Chequer