Pernambuco

FUTEBOL

Copinha: confira o desempenho dos times pernambucanos

Campeonato é a maior competição de times masculinos no sub-20 do Brasil

Brasil de Fato | Recife (PE) |
O Santa cruz, que goleou o Guarulhos por 4x0, garantiu o passaporte para a segunda fase ainda na segunda feira
O Santa cruz, que goleou o Guarulhos por 4x0, garantiu o passaporte para a segunda fase ainda na segunda feira - Divulgação

Sempre no início do ano, um do campeonatos que movimenta o futebol brasileiro e projeta jogadores dos times de base é a Copa São Paulo de Futebol, a Copinha. Realizada desde 1969, o torneio que recebia apenas times paulistas cresceu e atualmente recebe times de todo o Brasil e também de outros países, como já aconteceu times argentinos, uruguaios, japoneses e chineses. 

Neste ano, dos 127 times que estão na disputa, cinco são pernambucanos: Sport, Santa Cruz, Náutico e os estreantes Retrô e Petrolina. Entre os veteranos, o Santa foi o que mais esteve na Copinha, em 24 edições, seguido do Sport, com 18, e por último o Náutico, com 14 participações. Dos três, o que fez a melhor campanha até hoje foi o Sport, que em 2016 conseguiu chegar até as quartas de final, mas foi eliminado pelo Corinthians.

Ainda na fase de grupos, o campeonato está morno. O Náutico lidera o grupo 20, com quatro pontos, assim como o Sport, que também lidera o grupo 28, o que garante a ida para a segunda fase, onde disputarão com o Criciúma e o Audax, respectivamente. O Santa cruz, que goleou o Guarulhos por 4x0 garantiu o passaporte para a segunda fase ainda na segunda feira. Agora, a disputa segue com o Flamengo de São Paulo.

 Para os iniciantes, a situação não é tão boa. O Petrolina disputou sua última partida nessa quarta (8) contra o União Rondonópolis. As duas equipes já não tinham chance de classificação para a etapa seguinte. No grupo, se classificaram o Palmeiras e Ferroviária. O Retrô, com a derrota para o Francana, viu a classificação um pouco mais distante e foi eliminado na quinta (09), após o empate com o Fluminense (PI). Os primeiros jogos da segunda fase ainda não estão totalmente definidos, então O Sport, Santa e Náutico ainda não sabem com quem jogam as próximas partidas.

Edição: Monyse Ravenna