Podcast

Novidades dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020

Futebol e política se misturam sim

Ouça o áudio:

Esporte sempre foi lugar de manifestações
Esporte sempre foi lugar de manifestações - Divulgação
Futebol e política se misturam sim

Uma recente novidade que o ano de 2020 nos trouxe foi o lançamento pelo Comitê Olímpico dos Jogos de Tóquio 2020 dos pôsteres que serão utilizados para divulgar as Olimpíadas e Paralimpíadas elaborados por artistas japoneses.
A edição dos jogos Olímpicos acontecerá de 24 de julho a 9 de agosto, já as Paralimpíadas serão de 25 de agosto a 2 de setembro. Outra notícia é a inclusão de modalidades esportivas: nas Paralimpíadas, serão duas: Badminton e Taekwondo; nas Olimpíadas foram incorporados o surf, skate, beisebol/softbol, escalada e karatê. 
Outra boa notícia é a participação das mulheres de nosso país: elas são 80 das 145 classificações da delegação brasileira até agora.
Futebol e política se misturam sim
Importante destacar o recente pedido do presidente do Comitê Olímpico Internacional, o ex-atleta de esgrima Thomas Bach, para que os participantes não se envolvam com política durante as Olimpíadas. 
Mas o esporte sempre foi lugar de manifestações. Vamos lembrar alguns casos: nos Jogos Olímpicos do México de 1968, no pódio dos 200 metros, os atletas dos EUA Tommie Smith e John Carlos, em luta contra a discriminação racial, fizeram o gesto dos “Panteras Negras”. 
O movimento Democracia Corinthiana, em plena ditadura militar brasileira, foi uma mostra de que é possível gerir um clube com decisões coletivas e ainda protestar nos gramados.
Mais recentemente, temos o exemplo do jogador do basquete estadunidense LeBron James, que criticou Donald Trump e usou em um treino uma camisa com a frase “eu não posso respirar”, denunciando o uso excessivo de força da polícia no país. 
Vamos torcer para que os atletas ignorem as orientações do comitê e nos emocionem não só com medalhas, mas também com consciência e atitude política.
 

Edição: Elis Almeida