sonho

Nova caravana de emigrantes parte de Honduras rumo aos Estados Unidos

Um grupo de cerca de mil pessoas deixou a cidade de San Pedro de Sula e seguiu para a fronteira com a Guatemala

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Desde que começou a onda de caravanas, em 2018, o governo hondurenho estima que mais de 20 mil pessoas tenham tentado emigrar dessa forma
Desde que começou a onda de caravanas, em 2018, o governo hondurenho estima que mais de 20 mil pessoas tenham tentado emigrar dessa forma - Orlando Sierra/AFP

Uma nova caravana migratória partiu nesta quarta-feira (15) da cidade de San Pedro de Sula, no norte de Honduras, em direção aos Estados Unidos. Neste primeiro trecho, os cerca de mil migrantes planejam chegar à cidade de Agua Caliente, na Guatemala, antes de seguir para o México, país que terão de cruzar para alcançar a fronteira estadunidense.

Segundo informações da Telesur, a caravana é formada principalmente por mulheres e crianças que fogem de Honduras por conta da violência, da falta de emprego e da extrema pobreza que assolam o país.

Sonia López é uma dessas pessoas. Ela diz ter um primo vivendo nos EUA que vai ajudá-la e partiu carregando um dos filhos -- uma criança de colo --, deixando outro, de dez anos, aos cuidados do pai. "Não tenho trabalho há oito meses, trabalhava de empregada doméstica. Espero chegar, trabalhar e ajudar minha mãe", relatou ao portal hondurenho La Prensa.

O governo estima que, durante a atual onda migratória, mais de 20 mil pessoas tenham tentado emigrar em caravanas nos últimos 15 meses. Quase 62% dos 9,2 milhões de hondurenhos são pobres e 37% são miseráveis, segundo dados do Banco Mundial.

Última parada antes de tentar ingressar nos Estados Unidos, o México informa que, em 2019, 80 mil hondurenhos pediram asilo político. Outros 30 mil esperam no país a resolução dos seus pedidos de entrada nos EUA. 

 

Uma família hondurenha cruza a fronteira com a Guatemala (Foto: Orlando Sierra/AFP)

Dificuldades

Além dos mais de dois mil quilômetros que terão de percorrer, o sonho de trabalhar nos Estados Unidos terá de superar a política migratória "tolerância zero" de Donald Trump -- nesta terça-feira (14), o republicano anunciou que planeja desviar US$ 7,2 mil milhões do orçamento do Pentágono para construir os 1,4 mil quilômetros faltantes do muro que está erguendo na fronteira com o México. 

::Número de migrantes apreendidos ao entrar nos EUA pelo México é o maior desde 2007::

A política anti-migratória dos EUA conta ainda com acordos com as forças de segurança dos países vizinhos. Segundo a Telesur, Honduras e Estados Unidos finalizaram, no último dia 9, a implementação de um tratado que permite ao governo estadunidense o envio hondurenhos que tenham solicitado asilo em outros países de volta para Honduras. Um acordo semelhante já está em vigor na Guatemala desde julho de 2020.

Edição: Rodrigo Chagas