Paraíba

PRÉVIAS DE CARNAVAL

Bloco As Calungas lança neste domingo (19) o seu estandarte do ano VI

Evento acontece a partir das 15h, na General Store, em João Pessoa

rasil de Fato | João Pessoa - |
Divulgação
Divulgação - Card

O Bloco As Calungas lança, neste domingo (19) o estandarte  do ano VI do bloco na cidade de João Pessoa. O evento acontece a partir das 15h na General Store. Além do show do grupo as calungas, o projeto As Batuqueiras, juntamente com as Calungas, irá se apresentar como resultado das oficinas. Em seguida,  haverá encerramento com a DJ Luana flores. 
O grupo de percussão, formado por mulheres, está em atividade desde 2015. São Oficinas gratuitas de percussão (caixa, alfaia, agbê, agogô e ganzá) com foco maior nos ritmos nordestinos, que o grupo promove nos meses (cerca de cinco meses) que antecedem o carnaval. O resultado é uma noite linda e cheia de batuque, saindo do Beco da Cachaçaria Philipéia em cortejo pelo Centro Histórico da cidade, resgatando o carnaval de rua de outrora. O nome que dá origem ao Bloco “Calungas” remete à bonequinha de pano tão conhecida pelo nordeste e faz parte da vestimenta de chita das componentes. 
“Nossa maior contribuição é a tentativa de preservar a memória das Mestras da Cultura Popular, prestando homenagem a uma delas a cada ano, carregando seus nomes em estandartes, produzindo vídeos, e levando suas artes estampadas em nossas camisas”, afirma Priscila Fernandes uma das oficineiras e membra do grupo as Calungas, formado por oito integrantes no total. 
Nos últimos anos, foram homenageadas: Dona Lenita (in memoriam) do Côco Do Ipiranga, Vó Mera Cirandeira e Coquista de Alagoinha-PB residente no Bairro do Rangel, Dona Teca do Côco do Mestre Benedito (in memoriam) de Cabedelo, Zabé da Loca (in memoriam). A cada ano o grupo aumenta o quantitativo de batuqueiras iniciantes. Este ano,  irão desfilar  cerca de 200 mulheres nas ruas da cidade. 

Edição: Redação Bdf