Rio Grande do Sul

BANCO PÚBLICO

Banrisul anuncia fechamento de nove agências no RS

Sindicato está atento à política de desmonte e ao andamento da PEC da privatização na Assembleia Legislativa

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Oito agências fechadas ficam em Porto Alegre e uma em Caxias do Sul
Oito agências fechadas ficam em Porto Alegre e uma em Caxias do Sul - Reprodução

A diretoria do Banrisul anunciou, nesta segunda-feira (20), em reunião com diretores do Sindicato SindBancários e da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul (Fetrafi-RS), o fechamento de nove agências do banco no Rio Grande do Sul. Oito delas em Porto Alegre e uma em Caxias do Sul. Algumas virarão postos de atendimento bancário (PAB) e outras serão fundidas com a agência mais próxima.

O Banrisul disse, em nota, que a medida acompanha os avanços tecnológicos do mercado financeiro e que otimiza “pontos de atendimento presenciais, mantendo a abrangência de atuação em 98,61% da população do RS e em 98,82% do PIB gaúcho". O SindBancários afirma estar atento à política de privatizações implantada pelo atual governo gaúcho, de Eduardo Leite (PSDB).

Os dirigentes sindicais manifestam a preocupação com uma escalada de desmonte do Banrisul. Desde setembro de 2019, a PEC 280 tramita na Assembleia Legislativa. O projeto prevê a retirada da obrigatoriedade do plebiscito para a venda do Banrisul, Procergs e Corsan e deve ser retomado a partir de 6 de fevereiro, quando termina o recesso parlamentar.

“O banco garantiu que vai ouvir os colegas e adequar as necessidades de cada um sem prejuízos”, disse o presidente do SindBancários, Everton Gimenis. O banco concordou em realizar um processo de realocação transparente e negociado. Entre as garantias, estão manter as funções que cada banrisulense exercia na sua agência e abrindo a possibilidade de manifestar interesse em outra agência que não aquela recomendada pelo banco.

Em Porto Alegre, as agências que fecharão são: Rua da Ladeira, Volta do Guerino, Nova Ipanema, Ceasa, Rua da Praia, João Pessoa, Shopping Total, Alto Petrópolis. Em Caxias do Sul, é a agência Bairro Kaiser.

* Com informações do SindBancários

Edição: Marcelo Ferreira