Podcast

Será que ainda vale a pena investir nos Campeonatos Estaduais?

O esvaziamento do Campeonato Carioca está cada vez mais escancarado

Ouça o áudio:

Flamengo e Vasco utilizaram reservas e garotos da base no Clássico dos Milhões desta quarta-feira (22)
Flamengo e Vasco utilizaram reservas e garotos da base no Clássico dos Milhões desta quarta-feira (22) - Marcelo Cortes / Flamengo
O esvaziamento do Campeonato Carioca está cada vez mais escancarado

Na última quarta-feira (22), tivemos a realização do primeiro Clássico dos Milhões de 2020. Mas quem esperava um embate entre o Vasco de Leandro Castán, Yago Pikachu e do recém-contratado Germán Cano e o Flamengo de Gabigol, Bruno Henrique e Arrascaeta, teve que se contentar com um jogo repleto de garotos da base e reservas num Maracanã marcado pela baixa presença do público (apenas 25 mil presentes no estádio). Dentro de campo, o Fla levou a melhor sobre o Vasco e venceu o clássico por 1 a 0 com gol de Lucas Silva. Mas esse não é o tema dessa coluna.

O esvaziamento do Campeonato Carioca está cada vez mais escancarado. Não somente pelo fato dos principais clubes do estado utilizarem equipes alternativas ou garotos das categorias de base, mas pela qualidade do futebol apresentado pelas 16 equipes que disputam a competição e pelo espaço que o Estadual ocupa no calendário.

O Vasco teve pouco mais de uma semana de preparação para o início do Carioca. Fora todos os problemas financeiros que eu você já conhecemos, é praticamente impossível organizar e formar o elenco, entrosar e cuidar da parte física dos atletas em tão pouco tempo. O caso do Flamengo ainda é pior. O time principal fez a sua última partida no dia 21 de dezembro de 2019. E assim como qualquer profissional, os jogadores precisam de férias. Não houve outra alternativa senão utilizar os garotos da base.

E ainda há toda a questão com a TV Globo. O Flamengo não concordou com o dinheiro oferecido pela emissora para a transmissão das suas partidas no Campeonato Carioca. Isso quer dizer que corremos um sério risco de não vermos a final da competição caso do Fla se classifique para a decisão. Imaginem só a lambança...

Será que ainda vale a pena investir nos campeonatos estaduais? Será que vale o esforço para reunir clubes de primeira linha em início de temporada apenas para fazer a vontade das federações que apenas querem saber do dinheiro das bilheterias (que nem é tanta coisa assim) e esquecem os clubes de menor investimento no resto do ano?

Não sou contra a existência dos estaduais. Mas é preciso reconhecer que a importância deles diminuiu drasticamente. Os tempos mudaram. E também é preciso reformular as competições e criar outras a nível regional e nacional para manter os clubes ativos durante toda a temporada. A presença de Flamengo, Botafogo, Fluminense e Vasco no Carioca é sim importante. Mas precisa ser feita do jeito certo. E não impondo a presença deles por meio de uma legislação que já caducou há bastante tempo.

O que acontece aqui no Rio de Janeiro também acontece em outros estados. E com torneios como a Copa do Brasil, a Libertadores e a Sul-Americana começando logo nos primeiros meses do ano, a tendência é vermos os grandes clubes largando os estaduais de mão com muito mais frequência.

Cada clube tem seu interesse e sabe onde o calo aperta. E as federações parecem ter se esquecido disso. Ou se reformulam os estaduais, ou eles estarão mesmo fadados ao esquecimento.

O QUE SE PASSA COM O BOTAFOGO?

Tá certo que é um time totalmente alternativo, mas o que aconteceu nas duas primeiras rodadas da Taça Guanabara é preocupante. E a pressão em cima da equipe titular do Botafogo vai estar nas alturas no próximo domingo. Um resultado ruim pode entornar o caldo de vez.

FLUMINENSE SEGUE 100% NA TAÇA GUANABARA

Apesar do início de jogo ruim, o Fluminense venceu a Portuguesa por 2 a 0 nesta quinta-feira (23), no Maracanã. A impressão que fica é a de que esse time pode jogar mais do que vem jogando. Só precisa sair um pouquinho da pasmaceira. A tendência é que o desempenho melhore conforme os reforços forem entrando em campo.

E A MOLECADA BRASILEIRA FEZ BONITO

Os comandados de André Jardine estão fazendo bonito lá na Colômbia. Se a vitória sobre o Peru foi meio “mais ou menos”, o triunfo sobre o Uruguai mostrou uma equipe muito mais coesa e envolvente. Mas o caminho até os Jogos Olímpicos de Tóquio ainda é grande. É manter o foco e seguir vencendo.

Edição: Brasil de Fato (RJ)