Paraíba

HOMOFOBIA

Estudantes acusam Colégio de cancelar bolsas de estudo por se assumirem gays

Escola particular de João Pessoa retira bolsas de dois alunos atletas e gêmeos

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Divulgação
Divulgação - Foto

Mais um caso de retaliação homofóbica - ainda que estejamos numa semana de luta LGBTQI+ -  aconteceu em um colégio na cidade de João Pessoa. O Interactivo Colégio e Cursos foi acusado por dois alunos, através das redes sociais, de ter cancelado suas bolsas de estudo após assumirem a homossexualidade recentemente. Os dois alunos, irmãos gêmeos, são atletas e representam o colégio em campeonatos nacionais e internacionais.Um deles escreveu em uma rede social: “Só no ano passado comecei a me aceitar de verdade e fazer coisas que não fazia por medo do julgamento dos outros. Achei que podia ser eu mesmo na escola, um local onde a gente aprende a viver, mas me enganei. Fui humilhado pela coordenação apenas porque usei maquiagem. Mandaram eu tirar, alegando que eu desrespeitava a escola. E mandaram dizer que a ordem não partiu deles. Isso me machucou”, contou o jovem.
Nos comentários do relato do aluno, um outro estudante contou que foi testemunha de atitudes preconceituosas da escola, dizendo que alunas foram repreendidas por estarem “muito próximas” uma da outra e que um casal gay foi advertido por andar de mãos dadas.
Ele denunciou ainda que uma exposição de Frida Khalo foi cancelada pelo colégio por conta da bissexualidade da artista: “Anularam totalmente a luta dela Seu valor artístico e a grandiosidade dela, pois Segundo a coordenação, As crianças não estavam aptas suficientes para entender aquilo”. Após as denúncias, o colégio bloqueou comentários na sua página nas redes sociais e publicou a seguinte nota:

Nota do Colégio Interactivo

O Colégio Interactivo, ao longo dos seus 20 anos de história em serviços prestados para as famílias paraibanas e sendo referência em ensino de qualidade em João Pessoa, viu com perplexidade as falsas e levianas acusações que foram disseminadas em algumas redes sociais da internet.
Queremos esclarecer a toda a sociedade que o Colégio Interactivo, incluindo toda a direção, todo o corpo docente e demais colaboradores da instituição, não faz qualquer tipo de discriminação de gênero, orientação sexual, raça ou qualquer tipo de acepção de pessoas.
O Colégio Interactivo ainda esclarece que anualmente oferece descontos e bolsas integrais a estudantes, que são concedidas e reavaliadas individualmente […] ressaltando que a não renovação de bolsas ou descontos não é impeditivo que o beneficiado continue estudando na escola.
A direção da escola deixa claro que é a favor da liberdade de expressão, e que baseia seus valores em ética, lealdade, afetividade, compromisso e cristianismo, bem como investe no conforto no ambiente de estudo e convivência.


 

Edição: Redação BdF