América Latina

Evo Morales apresenta candidatura ao Senado na Bolívia

O MAS inscreveu as candidaturas de Luis Arce e David Choquehuanca para presidente e vice-presidente

Brasil de Fato | São Paulo |
O ex-presidente da Bolívia Evo Morales está na Argentina desde dezembro - Pedro Pardo/AFP

O ex-presidente da Bolívia Evo Morales apresentou seu nome como candidato ao Senado pelo Movimento al Socialismo (MAS) para as eleições gerais que acontecem em maio no país.

O MAS inscreveu as candidaturas de Luis Arce e David Choquehuanca, ambos ex-ministros de Morales, para a presidência e vice-presidência da Bolívia.

Segundo o calendário eleitoral, o Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) tem até o dia 21 de fevereiro para publicar a lista de candidatos habilitados a concorrer no pleito.

Morales afirma que o atual governo boliviano tentou inviabilizar sua inscrição com a prisão de sua representante legal Patricia Hermosa e a perseguição contra outro de seus advogados em La Paz, além da recusa de documentos.

“Enviei toda a minha documentação em 1997, 2002, 2005, 2009, 2014 e 2019. Fui qualificado como candidato sem nenhum comentário. Eles sabem que eu cumpro todos os requisitos legais, é por isso que roubam meu livro do Serviço Militar. Eles querem me proibir para me silenciar. Vamos voltar e ganhar!”, postou Morales em sua conta no Twitter.

Edição: Leandro Melito