Corrupção

PF abre investigação contra Fábio Wajngarten, chefe de Comunicação de Bolsonaro

Membro do Executivo é investigado por manter o cargo e uma empresa que recebe dinheiro do governo

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Fábio Wajngarten é investigado por corrupção, peculato e advocacia administrativa - Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) abriu inquérito contra Fábio Wajngarten, chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), na última sexta-feira (31). A informação foi publicada pela Folha de S. Paulo, nesta terça-feira (4).

A investigação, que corre sob sigilo, partiu de um pedido do Ministério Público Federal (MPF) para apurar se houve crimes de corrupção, peculato e advocacia administrativa por parte de Wajngarten.

As denúncias são de que ele é sócio, paralelamente à chefia da Secom, da FW Comunicação, empresa que recebe dinheiro do próprio governo Bolsonaro e de emissoras de TV, como Record e Band.

Wajngarten nega qualquer irregularidade. Em nota, divulgada na última terça-feira (28), após a manifestação do MPF, ele disse que a investigação será uma “oportunidade” para provar que é inocente.

Ataque a Petra

Na segunda-feira (4), o perfil institucional da secretaria comandada por Wajngarten no Twitter foi usado para atacar a cineasta Petra Costa, diretora do documentário Democracia em Vertigem.

Ao exibir um vídeo em que Petra critica o governo, a conta governamental da Secom afirmou que ela assumiu “papel de militante anti-Brasil e está difamando a imagem do país no exterior”. Para a oposição, o ataque é “intolerável agressão” e fere a Constituição.

Edição: Vivian Fernandes