Inquérito

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 12 de fevereiro de 2020

Entrevista com deputada federal, Natália Bonavides, integrante da CPMI das Fake News é destaque do programa

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA

A Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI) das Fake News voltou nesta terça-feira (12) do recesso parlamentar. Os deputados e senadores ouviram Hans River do Rio Nascimento, ex-funcionário da empresa Yacows, uma das responsáveis por disparos em massa de mensagens com conteúdo político durante a campanha eleitoral de 2018. 

Uma das integrantes da CPMI das Fake News, a deputada federal (PT-RN) Natália Bonavides, participou do Jornal Brasil Atual Edição da Tarde, para falar sobre a retomada conturbada dos trabalhos da comissão, que continuou nesta quarta (12), com a participação de representantes de operadoras de telefonia. 

"A sessão de ontem foi importante pra escrachar a tentativa, que fazem setores que apoiam o governo Bolsonaro, de desqualificar todos aqueles que fazem revelações e investigações sobre os podres do governo. Vimos isso durante todo o ano passado: ataque a jornalistas e à imprensa em geral. E ontem isso, ficou ainda mais evidente quando o depoente ofendeu de maneira gravíssima a jornalista Patrícia Campos Mello, da Folha de S.Paulo, que foi a responsável pela reportagem em 2018 que revelou o esquema de disparo de fake news em massa pela campanha de Bolsonaro", disse a deputada em referência aos ataques de Hans River à jornalista mencionada durante a oitiva nesta terça (11).

Bonavides, que também é advogada, afirmou que foi protocolada uma queixa-crime contra o depoente por "ter cometido crime de falso testemunho". 

Entre as contradições que surgem do depoimento de River, a deputada federal destacou que ele "revelou que na reunião pra fechar acordo [trabalhista] com a empresa Yacows, estavam presentes advogados de outra empresa, que não tinha nenhum vínculo trabalhista com ele, que é a empresa AM4. Essa empresa consta na prestação de contas de Jair Bolsonaro como uma empresa que fez o marketing de sua campanha". 

O jornal também recebe o ex-senador Roberto Requião, para comentar a agenda econômica do governo de Jair Bolsonaro. Requião também fala sobre a possibilidade de candidatura à prefeitura de Curitiba (PR). 

Repórteres do Brasil de Fato participam ao vivo direto de Brasília (DF), Belém (PR) e São Paulo (SP). De Brasília, Cristiane Sampaio resume o ato de indígenas em Brasília para exigir que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, devolva o projeto de Jair Bolsonaro que permite mineração e outras atividades em suas terras. A repórter Catarina Barbosa fala direto do ato na Praça do Operários, em Belém, pelos 15 anos do assassinato da missionária Dorothy Mae Stang. Já Nara Lacerda acompanhou a reunião entre indígenas e integrantes da Funai, do Conselho Tutelar e da construtora Tenda, que pretende construir cinco prédios em área próxima à Terra Indígena do Pico do Jaraguá.

Confira os demais destaques do programa logo no início.
-------------
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, nas frequências da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz), e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos