Desigualdade

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 13 de fevereiro de 2020

Reunião entre ex-presidente Lula e papa Francisco está entre os destaques do programa

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA

O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou com o papa Francisco no Vaticano nesta quinta-feira (13). O ex-presidente considerou o encontro “histórico”, e afirmou que eles “discutiram e pensaram soluções para as injustiças e desigualdades no mundo”.

Após o encontro, Lula fez uma coletiva para comentar a conversa com o pontífice. “Muitas das conquistas que tivemos no Século XX estão sendo derrubadas pela ganância dos interesses empresariais e financeiros”, disse o ex-presidente. 

“O que aconteceu é que o sistema financeiro saiu mais forte e a economia mundial está financeirizada”, afirmou. “Hoje se ganha dinheiro produzindo papéis e vendendo facilidades, ao invés ganhar fabricando produtos e gerando empregos”. Lula disse que é alentadora a iniciativa do papa de debater a desigualdade com jovens economistas, porque “toca num assunto vital para o futuro”. 

O papa teria dito a Lula que “quer fazer coisas que sejam irreversíveis, que fiquem para sempre no seio da sociedade”. 

Continua após publicidade

O jornal aborda as críticas de especialistas e entidades da sociedade civil às alterações feitas por Jair Bolsonaro na Conabio e no Conselho Nacional da Amazônia. 

Confira os outros destaques logo no início do jornal. 

------------

O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, nas frequências da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz), e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos