Rio de Janeiro

MOBILIZAÇÃO

Em greve há 17 dias, petroleiros farão ato no centro do Rio nesta terça (18)

Protesto acontecerá em frente à sede da Petrobras, no centro do Rio; ato deve reunir trabalhadores de diversos estados

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Petroleiros em greve
Segundo a FUP, são 21 mil trabalhadores mobilizados em 121 unidades do sistema Petrobras - Gibran Mendes/CUT-PR

A greve dos petroleiros entrou em sua terceira semana, com novas adesões. Segundo a Federação Única dos Petroleiros (FUP), são 21 mil trabalhadores mobilizados em 121 unidades do sistema Petrobras, o equivalente a 64% do total de funcionários da empresa. Como parte da agenda de atividades, os petroleiros farão uma grande marcha nacional nesta terça-feira (18), às 16h, em frente à sede da Petrobras, no centro do Rio de Janeiro. A expectativa é que o ato reuna caravanas de trabalhadores de diversos estados. 

A Comissão Permanente de Negociação da FUP já está há 17 dias ocupando uma sala do quarto andar da sede da Petrobras, cobrando um canal de diálogo com a gestão, na busca do atendimento das reivindicações da categoria. Sem sucesso. Do lado de fora do prédio, na Avenida Chile, a Vigília Resistência Petroleira está instalada e conta com a participação de diversas outras categorias, organizações populares, estudantes e movimentos sociais. 

Suspender demissões

Os petroleiros estão mobilizados para pressionar a gestão da Petrobras para que suspenda as demissões na Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen), que já tiveram início na sexta-feira (14). Também para que a empresa cumpra as regras do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). 

Na terceira semana de greve, trabalhadores mobilizados somam 58 plataformas, 24 terminais e todo o parque de refino da empresa: 11 refinarias, SIX (usina de xisto), Lubnor (Lubrificantes do Nordeste), AIG (Guamaré). Segundo a FUP, a mobilização é para que as três últimas plataformas da Bacia que ainda não entraram na greve (PRA-1, P-54 e P-65) se somem ao movimento nacional.

Edição: Mariana Pitasse