Podcast

Confira o programa Bem Viver desta quarta-feira (19/02)

Em 2019, o Brasil registrou 18.203 casos de sarampo

Ouça o áudio:

Campanha de vacinação contra sarampo foca em crianças e jovens - Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Em 2019, o Brasil registrou 18.203 casos de sarampo

O sarampo fez a primeira vítima fatal neste ano no Brasil. Um bebê de oito meses teve a morte em decorrência da doença confirmada no dia 13 de fevereiro, em Nova Iguaçu (RJ). Em 2019, o país registrou 18.203 casos da doença.

Continua após publicidade

Para barrar a circulação do vírus, que foi reintroduzido em 2018, o Ministério da Saúde promove a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que tem como foco crianças e jovens de 5 a 29 anos. 

Esta edição do Bem Viver esclarece as principais dúvidas sobre a doença em entrevista com a médica Marcela Vieira Freire, mestre em medicina tropical e residente em infectologia no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

As enchentes que deixaram diversas cidades do país debaixo d’água neste início de 2020 também são destaque no programa desta quarta-feira (19). Você confere uma reportagem que traz um alerta para os riscos à saúde dos atingidos. A leptospirose, por exemplo, que resulta da exposição direta ou indireta à urina de animais, principalmente de ratos, está entre os possíveis danos causados pelo contato com águas contaminadas. 

Alimentação

Conscientização ambiental e alimentação saudável também estão nos destaques desta semana. O quadro Momento Agroecológico apresenta uma iniciativa desenvolvida em Goiânia (GO), que leva hortas orgânicas para escolas públicas da cidade.

Existem alimentos que podem contribuir com a fertilidade? A resposta é sim. Consumir alimentos ricos em certos nutrientes colaboram com a produção de óvulos e espermatozoides saudáveis, é o que explica a nutricionista Silvia Benvenutti, no quadro Alimento é Saúde. 

Já o curioso cardápio paulistano, que tem um prato para cada dia da semana, é o assunto desta semana da colunista Joana Monteleone. 

Você já pensou em usar papel alumínio para limpar panelas queimadas? Essa é a dica simples e útil desta edição para você fazer em casa.

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar toda quarta-feira, a partir das 9h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM em São Paulo e 102,7 FM no noroeste paulista.

A programação também estará disponível na rádio web do Brasil de Fato, toda sexta-feira, às 9h no site da Rádio Brasil de Fato.
 

Edição: Geisa Marques