Serviço

Ministério da Saúde distribui 128 milhões de camisinhas no Carnaval

Preservativos masculinos e femininos podem ser retirados nos postos de saúde

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Ao todo, foram 128,6 milhões de preservativos distribuídos em Centros de Saúde - Erasmo Salomão/ Ministério da Saúde

Desde o início de fevereiro, o Ministério da Saúde começou a se preparar para atender a demanda do Carnaval. Ao todo, foram 128,6 milhões de preservativos distribuídos em Centros de Saúde pelo país inteiro. São 125,1 milhões de camisinhas masculinas e 3,4 milhões femininas, além de 8,9 milhões de unidades de gel lubrificante.

“Precisamos cada vez mais estimular o uso do preservativo durante o Carnaval para prevenir a transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e do HIV, uma vez que muitas dessas infecções possuem fase assintomática e a pessoa nem sabe que tem e, quando apresenta sintomas, como lesões na região genital, elas podem facilitar a infecção pelo HIV”, aponta o diretor do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, Gerson Pereira.

Quando se trata de saúde pública, o preservativo é o meio de prevenção mais eficaz no controle de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Neste ano, a campanha do Ministério da Saúde reforça este cuidado com o slogan “usar camisinha é uma responsa de todos”.

Algumas capitais farão testes gratuitos para detecção de HIV. É o caso de Recife, São Paulo e Salvador. Você pode conferir o horário e local para realizar os exames no site da secretaria de saúde de cada cidade. Os testes são super rápidos, duram no máximo 15 minutos 

Assédio 

O Governo Federal também está realizando uma campanha contra o assédio sexual. Ao longo do carnaval, serão  distribuídos adesivos, camisetas, apitos e leques em 22 estados. E na internet, a hashtag é Não Tem Desculpa. O material que será distribuído instrui que qualquer pessoa que presenciar ou for vítima de assédio sexual e violência, pode e deve denunciar pelo Ligue 180 - Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência.

Edição: Douglas Matos