Podcast

Confira o programa Bem Viver desta quarta-feira (26/02)

Instituto Nacional do Câncer estima 10.810 novos casos de leucemia no Brasil em 2020

Ouça o áudio:

Fevereiro Laranja: mês de conscientização da leucemia - Reprodução/ Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia
Instituto Nacional do Câncer estima 10.810 novos casos de leucemia no Brasil em 2020

Este mês marca a realização da campanha Fevereiro Laranja. A ação, a exemplo do Outubro Rosa e do Novembro Azul, se dedica à conscientizar a população sobre temas relacionados à saúde. No caso de fevereiro, o foco é a leucemia. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que 10.810 casos da doença serão diagnosticado no Brasil somente neste ano. 

Nesta edição, o Bem Viver conversa sobre a ação com o médico onco-hematologista Breno Gusmão. Na entrevista, ele explica que a leucemia é uma doença grave, mas curável. O especialista ressalta que o diagnóstico precoce é um fator importante para que o tratamento seja bem-sucedido. 

Um sistema de saúde com recursos é outro ponto ressaltado pelo médico para que as chances de cura dos pacientes sejam maiores. Porém, o programa desta quarta-feira (26) destaca que quando o assunto é aumento dos  investimentos na área, o Brasil caminha direção contrária. O orçamento do Ministério da Saúde perdeu a quantia de R$ 20 bilhões em 2019, segundo dados obtidos pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). 

Agroecologia

No quadro Momento Agroecológico, você confere uma reportagem sobre a Agricultura do Sagrado do povo indígena Xukuru de Ororubá. 

O território da etnia está localizado no Agreste Pernambucano, a aproximadamente 200 km da capital do estado, Recife. Por lá, as aldeias se relacionam com o meio ambiente a partir do resgate da espiritualidade e da aplicação de saberes ancestrais para o cultivo da terra. 

Ainda em Pernambuco, o Bem Viver apresenta uma sugestão de kibe de casca de banana como alternativa para reduzir o desperdício de alimentos.  A receita, produzida pela Associação Terra e Vida, busca aproveitar uma parte da fruta que normalmente é descartada no lixo. 

Para fazer em casa

A dica desta edição é um aromatizador caseiro, à base de sal grosso e cravo-da-índia. É rápido e fácil de preparar. Além de manter o ambiente perfumado, essa mistura ajuda a espantar moscas e baratas.

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar toda quarta-feira, a partir das 9h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM em São Paulo e 102,7 FM no noroeste paulista.

A programação também estará disponível na rádio web do Brasil de Fato, toda sexta-feira, às 9h no site da Rádio Brasil de Fato.

 

Edição: Geisa Marques