Saúde

Segundo caso de coronavírus é confirmado no Brasil

A notificação ocorreu em São Paulo; infectado voltou de uma viagem à Itália

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Segundo paciente infectado por coronavírus no Brasil foi atendido no Hospital Albert Einstein, em São Paulo (SP) - Rovena Rosa/Agência BRasil

O segundo caso de coronavírus no Brasil foi confirmado neste sábado (29). O Ministério da Saúde informou que a notificação veio por meio da Secretaria de Saúde de São Paulo. Em sua conta no Twitter, o ministério reportou que "o paciente esteve na Itália" e que "não há evidências de circulação do vírus em território nacional".

O primeiro caso do Covid-19, como foi classificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil também foi confirmado em São Paulo (SP) na última quarta-feira (26), em um homem de 61 anos que havia viajado à Itália.

:::Vídeo | Coronavírus no Brasil: o que você precisa saber para se prevenir:::

O atendimento do novo paciente ocorreu no Hospital Israelita Albert Einstein, segundo a Folha de São Paulo. O homem infectado teria vindo de Milão, na Itália, e agora se encontra em isolamento domiciliar com sua esposa, que esteve junto na viagem, mas não apresenta sintomas.

Segundo balanço do Ministério da Saúde divulgado nessa sexta-feira (28), desde a confirmação do primeiro caso, o número de suspeitas de infecção pelo Covid-19 no Brasil saltou de 20 para 182 pessoas. Os casos estão distribuídos em 16 estados.

Até o momento, foram registrados cerca de 83 mil casos do Covid-19 no mundo, com 2.800 mortes. Na sexta-feira (18), a OMS mudou a avaliação da ameaça internacional do coronavírus de “alta” para “muito alta”. Esta é a pontuação mais grave do novo sistema de alerta de quatro fases da entidade.

Edição: Vivian Fernandes