Cidadania

Dia Internacional da Mulher: projeto social oferece serviços gratuitos em João Pessoa

Serviços de maquiagem, fisioterapia, cabeleireiro, psicólogo serão disponibilizados para mulheres da Comunidade Aratu

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
O Projeto existe desde 2019 e visa o empoderamento feminino - Divulgação

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, o Projeto Mulheres do Amanhã realiza neste sábado (7), a partir das 9h, uma ação social para as todas as mulheres da Comunidade Aratu, localizada no bairro Mangabeira VIII – Cidade Verde, em João Pessoa (PB).

O Mulheres do Amanhã foi fundado no ano passado por Yara Guimarães, moradora e liderança na Comunidade Aratu. Além disso, ela é conselheira do Orçamento Democrático, faz parte do Fórum de Reforma Urbana, e sempre está presente nos movimentos de moradia.

“O projeto foi iniciado em setembro de 2019 e é um sonho realizado. Ele funciona em minha casa, oferece cursos de bolos, docinhos, etc., para as mulheres da comunidade, através de parcerias. Os cursos ocorrem nas sextas ou sábados”, conta Yara. 

De acordo com ela, o objetivo dos cursos é possibilitar a independência financeira das mulheres da comunidade. Yara conta que já teve conquistas, apesar do pouco tempo, e sente-se feliz em ser ativa na comunidade.

A ação social deste sábado é em parceira com Projeto Flores em Vida, e levará alguns serviços para as mulheres, como maquiagem, fisioterapia, cabeleireiro, psicólogo, corte de cabelos para crianças

Além disso, será feita uma homenagem a Fernanda Benvenutty, ativista LGTB e cultural, falecida no dia 2 de fevereiro. Yara conta ter desfilado na Unidos do Roger, escola de samba fundada por Fernanda, que foi a ganhadora do carnaval tradição da capital paraibana. Para a homenagem, ela convidou algumas pessoas da escola de samba.

As mulheres que contribuem para comunidade também serão homenageadas com certificados de reconhecimento. 

Fonte: BdF Paraíba

Edição: Cida Alves e Rodrigo Chagas