Paraná

Trabalho e renda

Mulheres paranaenses ganham 28% a menos do que os homens

Paraná fica em segundo lugar no ranking de desigualdade salarial

Paraná |
Por conta dos salários menores durante o tempo de contribuição, o valor médio de aposentadoria das mulhers também é 17% menor - Giorgia Prates

As mulheres paranaenses ganham 28% a menos do que os homens. É o que aponta pesquisa do DIEESE. Elas recebem R$ 2.045 mensais em média contra R$ 2.831 dos homens. O valor é ainda o menor entre os três estados do sul. A diferença coloca as trabalhadoras do Paraná em segundo lugar no ranking de desigualdade de rendimentos, de acordo com a PNAD. A estatística negativa é liderada pelo Mato Grosso do sul, onde a diferença salarial atinge 30%. 

No Paraná, 55,3% das trabalhadoras têm registro formal. A taxa de desocupação chega a 8,6% enquanto que a dos homens é de 6,2%. No cenário nacional, 13,1% são desempregadas frente a 9,2% de desempregados. Das trabalhadoras, 27,9% sequer conseguem contribuir para a previdência social. Com rendimentos inferiores aos recebidos pelos homens, a contribuição para a previdência das mulheres também é menor, impactando no valor das aposentadorias. Em média, a aposentadoria das mulheres foi 17% menor do que a dos homens. 

Quando empregadas, as mulheres ainda sofrem com a jornada dupla e a desigualdade salarial. As mulheres gastam 95% mais tempo em afazeres domésticos do que os homens.  

 

Edição: Ana Carolina Caldas