Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Internacional

América latina

Greve feminista: chilenas fazem segunda marcha massiva no país, após histórico 8M

Mulheres voltaram a marchar em Santiago e nas grandes cidades, e passam a liderar a revolta pelo fim do neoliberalismo

09.mar.2020 às 17h19
Santiago (Chile)
Victor Farinelli

Feministas chilenas marchando durante a Greve Feminista de 9 de março. - Paola Cornejo

No dia seguinte à histórica marcha com 3 milhões de mulheres no Chile, ocorrida nesse 8 de março, as chilenas saíram mais uma vez às ruas para lutar por direitos. As principais reivindicações foram a denúncia da precarização do trabalho promovida pelo modelo neoliberal – que afeta principalmente as mulheres – e a desigualdade salarial.

Diferente dos atos pelo Dia Internacional de Luta das Mulheres, que foram organizados pela Coordenadora Feminista 8M, quem liderou as ações desta segunda-feira (9) foi a Central Unitária dos Trabalhadores (CUT) e outras organizações sindicais do país.

Além das pautas trabalhistas, em ambos os dias foi levantada a questão dos feminicídios, com a lembrança das sete mulheres assassinadas somente em 2020 e as milhares em anos anteriores. Também a luta pelo direito ao aborto livre, a denúncia das violações aos direitos humanos, os abusos sexuais sofridos pelas mulheres em protestos, entre outros temas.

Entre as participantes da mobilização desta segunda-feira (9) estava a líder sindical Mabel Zúñiga, da Agrupação Nacional de Empregados Fiscais do Chile (ANEF), que havia sido presa arbitrariamente durante a marcha do 8 de março. Sua libertação, no dia seguinte, foi comemorada.

“Nós fomos brutalmente reprimidas ontem, muitas companheiras terminaram no hospital, mas hoje vamos marchar de novo. E se amanhã temos que nos levantar de novo, nós o faremos. E se mil vezes tivermos que nos levantar, nós nos levantaremos. Por cada uma que matem, mil outras mulheres irão se levantar. Tem sido assim, e assim continuará sendo. A repressão só nos dá mais força”, declarou a dirigente sindical.

As estudantes também estiveram presentes nesta greve feminista, muitas delas lideradas por uma mulher trans, Emilia Schneider, primeira presidenta trans da Federação de Estudantes da Universidade do Chile (FECh).

Em entrevista para o Brasil de Fato, ela afirma que “a principal mensagem dessas duas manifestações é que nenhum processo de mudanças no país poderá ser feito sem que nós estejamos como protagonistas, depois do profundo despertar que estamos vendo do movimento feminista no Chile”.

“A sociedade (chilena) como está concebida, como estão delimitadas as regras do jogo, é algo totalmente incompatível com a vida, por causa da falta de direitos, da precarização das nossas vidas, tudo isso é terrível, e é assim porque todos os aspectos da nossa vida estão a serviço do mercado”, comenta Schneider.

As duas marchas deixaram em evidência os coletivos de mulheres chilenos, que passaram a exercer certa liderança do movimento popular do país, devido ao fato de serem os grupos mais organizados entre os que estão reivindicando mudanças no país.

Não por acaso, o movimento feminista é o único que já conseguiu uma mudança concreta, com a lei que estabelece que o processo constituinte que o país deverá iniciar nos próximos meses terá que contar com paridade de gênero.

Segundo os números da CUT, os atos realizados pela manhã desta segunda mobilizaram cerca de 170 mil mulheres em Santiago e cerca de 250 mil em todo o país. Uma nova marcha ocorre nesta noite, a partir das 18h, também na capital chilena e em todas as capitais regionais do Chile.

[cms-gallery id=66ad4555-4b0d-4424-9dc3-0fd1581b20ed]

Editado por: Vivian Fernandes
Tags: chile
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Tel Aviv

‘Netanyahu busca sobrevivência política atacando o Irã’, afirma deputado israelense

Participação Popular

Termina nesta segunda (16) o prazo para convocação das Conferências Municipais das Cidades no RS

PREMIAÇÃO

Cineasta mineiro sai consagrado do Festival Santa Cruz de Cinema 

Ato frustrado

Egito e Israel atuaram em conjunto para barrar Marcha Global para Gaza, denuncia ativista

PROJETO POLÍTICO

Com ataques a escolas em Gaza, Israel cria cultura de medo e ódio, analisa professor

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.