Covid-19

Jair Bolsonaro afirma que teste para coronavírus deu negativo

Presidente viajou em comitiva para os Estados Unidos, no último fim de semana; secretário está infectado

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Bolsonaro se pronunciou em TV aberta sobre o coronavírus - Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), de 64 anos, disse que não está com covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus. O resultado do teste de confirmação saiu nesta sexta-feira (13).  

Jair Bolsonaro postou no Twitter que o resultado para o coronavírus deu negativo. A postagem é acompanhada de uma foto em que faz o presidente faz o gesto de "dar uma banana" para jornalistas que faziam cobertura da portaria do Palácio do Planalto.

No último fim de semana, Bolsonaro viajou para os Estados Unidos em comitiva presidencial, para se encontrar com o presidente Donald Trump. 

No grupo que foi ao encontro também estava o secretário de Comunicação Social da Presidência, Fábio Wanjgarten, diagnosticado com a doença respiratória.  Outros membros do governo que estavam na viagem, como o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e o de Minas e Energia, Bento Albuquerque, estão sendo monitorados.

De acordo com o Palácio do Planalto, o governo brasileiro comunicou às autoridades do governo estadounidense sobre a infecção de Wajngarten. 

Na quinta-feira (12), Trump afirmou não estar preocupado com o contato que teve com os brasileiros e se limitou a um "vamos descobrir o que vai acontecer". A TV CNN, no entanto, noticiou que, segundo pessoas próximas, o presidente estadunidense está receoso com um possível contágio.

Cortina de fumaça

A rede de televisão norte-americana Fox News, de viés conservador, noticiou nesta sexta-feira (13) em seu site que o presidente Jair Bolsonaro testou positivo para o coronavírus. Por meio de sua conta no Twitter, o filho do presidente e deputado federal por São Paulo, Eduardo Bolsonaro, negou a informação. "Teste para coronavírus feito com equipe que foi com JB para EUA ainda não foi concluído", postou. 

A Fox News atualizou a informação no início da tarde em seu site e, momentos depois, o jornalista John Roberts, setorista da Casa Branca, postou em sua conta no Twitter que a informação incorreta teria partido do filho do presidente brasileiro.

"Depois de dizer à @FoxNews que seu pai fez um teste POSITIVO preliminar para coronavírus, Eduardo Bolsonaro agora conta @FoxNews o teste foi NEGATIVO. Bolsonaro diz que entrou em contato com a Casa Branca ", postou.

Pronunciamento

De máscara, Bolsonaro fez um pronunciamento em rede nacional, na quinta-feira (12), mostrando preocupação com o coronavírus. Antes, ele havia desdenhado dos riscos, afirmando que era "fantasia da imprensa".

Ele também voltou atrás em sua postura de estímulo aos protestos contra o Congresso Nacional e o Supremo, marcados para o próximo dia 15. Ele afirmou que as manifestações precisam ser repensadas diante das repercussões do coronavírus. O presidente não citou nenhum tipo de ação específica de combate à propagação do vírus.

Edição: Leandro Melito