Semente

Movimentos do PR cancelam atos de rua mas fazem homenagem ao legado de Marielle

Manifestações que marcariam os dois anos da morte da vereadora foram cancelados em prevenção ao contágio por coronavírus

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
marielle franco
Em Curitiba, ato “Quem mandou matar Marielle E Anderson?” foi cancelado, seguindo orientações do Ministério da Saúde - Mídia Ninja

Neste sábado (14), marca-se dois anos do assassinato da vereadora carioca Marielle Franco (PSOL) e de seu motorista, Anderson Gomes. Diferentes movimentos populares haviam convocado manifestações para homenagear a memória de Marielle , lembrar suas lutas por uma sociedade mais justa e igualitária e cobrar respostas sobre os mandantes do crime.

Em Curitiba, a Frente Feminista havia organizado o ato “Quem mandou matar Marielle E Anderson?”, na Praça Santos Andrade. No entanto, em decorrência das recentes orientações do Ministério da Saúde para prevenir o contágio pelo novo coronavírus, o ato foi cancelado.

Pelo mesmo motivo, na quinta (12), o Instituto Marielle Franco cancelou as atividades organizadas para o dia 14 de março no Rio de Janeiro. Os movimentos lembram, no entanto, que o dia 14 segue sendo de reafirmação do legado da vereadora.

Em comunicado publicado nas redes sociais, a Frente Feminista pede que a população siga mobilizada: "esse 14M não passará 'em branco': ELE SERÁ AMARELO! Por essa razão pedimos que amanhã o Brasil floresça por Marielle Franco. Que todas e todos coloquem panos e lenços amarelos em suas janelas, que usemos girassóis e roupas amarelas. A luta continua, precisamos de respostas!"

Em nota, o Instituto Marielle Franco justifica o cancelamento das atividades: 

"Como todo mundo deve estar acompanhando, a organização Mundial da Saúde declarou pandemia do Coronavírus. O Brasil registrou hoje mais de 70 casos. [...] Aqui no Brasil, nós temos o Sistema Único de Saúde, o SUS, que é um patrimônio do nosso país, mas que vem sofrendo ataques e tentativas de sucateamento sistematicamente em benefício das redes privadas.

O número de pessoas contaminadas com o vírus nos próximos dias, deverá ser muito maior do que a quantidade de leitos disponíveis dos hospitais.

Isso quer dizer que serão as pessoas mais pobres, em geral mulheres, pessoas negras e moradoras de favelas e periferias, que mais estarão vulneráveis ao vírus que ainda não tem vacina.

Marielle passou a sua vida lutando para defender a vida de todas as pessoas, principalmente dessas pessoas que não têm os seus direitos garantidos.

Pensando em tudo isso e na nossa responsabilidade enquanto Instituto Marielle Franco de não aumentar o risco de contaminação, decidimos alterar a programação do nosso Dia de Ações por Marielle e Anderson, cancelando as atividades que reuniriam grandes quantidades de pessoas".

Fonte: BdF Paraná

Edição: Lia Bianchini