Futebol

CBF suspende competições nacionais por tempo indeterminado em razão do coronavírus

Campeonatos estaduais, porém, terão autonomia para continuidade conforme decisão de federações locais

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Copa do Brasil e Campeonatos Brasileiros Femininos não terão jogos até nova decisão da CBF - Angelos Tzortzinis / AFP

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou neste domingo (15) a suspensão das competições nacionais sob sua responsabilidade - Copa do Brasil, Campeonatos Brasileiros Femininos A1 e A2, Campeonato Brasileiro Sub-17 e Copa do Brasil Sub-20 – por causa do coronavírus.

A decisão passa a valer a partir de segunda-feira (16) por tempo indeterminado. “Sabemos e assumimos a responsabilidade do futebol na luta contra a expansão da COVID-19 no Brasil”, afirmou o presidente da CBF, Rogério Caboclo, em nota.

Segundo a confederação, os campeonatos estaduais terão autonomia local, ou seja, as federações estaduais podem seguir com as competições caso entendam que não há risco de disseminação da doença.

A CBF disse que seguirá em permanente contato com o Ministério da Saúde, “unindo esforços para que o país e o esporte superem o grande desafio em relação à pandemia, torcendo para que, o quanto antes, possamos voltar à normalidade”.

Transmissão comunitária

Com o aumento no número de casos da Covid-19 – até agora são 121 confirmações -, o Ministério da Saúde recomendou que se evite aglomerações, já que a preocupação não é mais com pessoas vindas do exterior, mas com a transmissão comunitária, que é quando o vírus passa a circular entre a população sem que se consiga identificar a fonte.

Desde a sugestão, estados e municípios têm tomado uma série medidas para evitar a junção de muitas pessoas em um mesmo lugar. Além disso, várias universidades cancelaram aulas, eventos culturais foram suspensos e empresas têm adotado o trabalho de casa.

Edição: Luiza Mançano