Coronavírus

Com 1,3 bilhão de habitantes, Índia impõe maior quarentena da história da humanidade

Isolamento será obrigatório em todas as regiões do segundo país mais populoso do mundo pelas próximas três semanas

Brasil de Fato | Nova Delhi (Índia) |

Ouça o áudio:

Checagem de temperatura já ocorria em aeroportos e centros comerciais do país desde o início do mês de março - AFP

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, anunciou nesta terça-feira (24) o início da maior quarentena da história da humanidade, em número de pessoas. Os cerca de 1,3 bilhão de habitantes do país serão obrigados a permanecer em casa pelos próximos 21 dias como forma de prevenir a disseminação do novo coronavírus. É o maior isolamento coletivo da história da humanidade.

A proibição de circular nas ruas não se aplica a trabalhadores da saúde e da segurança pública da Índia. Funcionarão no país apenas os serviços essenciais, como farmácias e mercados.

Até o momento, há 469 pacientes diagnosticados com coronavírus no país asiático, que soma dez vítimas fatais.

:: Leia também: Saúde precária faz políticos indicarem até urina de vaca contra coronavírus na Índia ::

No mesmo anúncio, Modi declarou a proibição dos voos internacionais e domésticos, além de suspender os serviços de transporte ferroviário para passageiros. O primeiro-ministro também prometeu investir imediatamente US$ 2 bilhões (cerca de R$ 10 bilhões) para o sistema de saúde do país.

"Se estes 21 dias não forem respeitados, o país poderá voltar 21 anos no tempo", alertou o líder indiano. "O isolamento é a única forma de salvar o país do coronavírus".

Apesar de não figurar entre as 50 nações mais afetados pela pandemia, a Índia é considerada uma zona de alto risco por diferentes fatores. Mais de 90% dos trabalhadores são informais e ficarão sem renda durante o período de isolamento. O país também sofre com a precariedade do sistema público de saúde, a falta de água para higienização na zona rural e com a alta densidade demográfica nas periferias das grandes cidades.

Com a confirmação da quarentena obrigatória na Índia, um quinto da população mundial estará confinada a partir desta quarta-feira (25).

Edição: Vivian Fernandes