Recursos

UFRJ pede doações para comprar máscaras utilizadas em pacientes da covid-19

Verba será utilizada para aquisição de materiais essenciais para uso de médicos e profissionais da saúde

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
coronavirus hospital rj ufrj
Doações vão auxiliar compra de materiais essenciais para uso de profissionais da saúde - Raphael Pizzino / Panorama UFRJ

Professores e técnicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lançaram uma campanha para angariar recursos financeiros ou donativos que serão usados no tratamento dos pacientes diagnosticados com a covid-19. 

A ideia é usar o dinheiro para compra de materiais essenciais como máscaras, aventais, luvas, óculos e termômetros para médicos e outros profissionais da saúde que atenderão pacientes que contraírem o novo coronavírus.

Continua após publicidade

::No Rio, trabalhadores informais se preocupam com medidas para conter coronavírus::

Continua após publicidade

“Se você mora no Rio de Janeiro ou tem familiares ajude o grande complexo hospitalar da UFRJ, doe ao fundo da comunidade para apoio dos hospitais. Use a conta da Fundação Coppetc no Banco do Brasil e ajude com qualquer quantia. Ajude aos hospitais a ajudarem a sociedade”, fez um apelo, em suas redes sociais, o diretor executivo da Fundação Coppetec, Fernando Peregrino. Ele acrescentou que a verba também poderá ser utilizada no apoio a projetos inovadores para combater o vírus.

Continua após publicidade

Nesta segunda-feira (23), o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, disse que a pandemia está “acelerando” sua propagação e pediu que lideranças mundiais trabalhem juntas para aumentar a produção de equipamentos de proteção para os profissionais de saúde. Em países como Itália e Espanha, além da falta de leitos e equipamentos, os profissionais da saúde começam a também serem afetados pela doença pela falta de insumos essenciais à atividade.

Nove unidades

Continua após publicidade

Qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer transferências bancárias para a conta do Banco do Brasil da Fundação Coppetc. O intuito é agilizar e melhorar a capacidade de operação emergencial das nove unidades de saúde da universidade. 

As nove unidades de saúde da UFRJ são: Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), Instituto de Atenção à Saúde São Francisco de Assis (Hesfa), Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), Maternidade Escola (ME), Instituto de Ginecologia (IG), Instituto de Neurologia Deolindo Couto (INDC), Instituto de Psiquiatria (Ipub), Instituto de Doenças do Tórax (IDT) e Instituto do Coração Edson Saad (Ices).

A Fundação Coppetc é uma fundação de direito privado credenciada pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e fiscalizada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Para fiscalizar e definir as aplicações dos recursos, haverá um Comitê Gestor formado por diretores das unidades de saúde, além representantes de doadores. “O doador poderá integrar o Comitê Gestor ou ficar anônimo, bastando, porém, nos avisar sobre o que deseja fazer”, informou Peregrino.

Dados bancários para doação

Fundação Coppetec - CNPJ 72.060.999/0001-75

Banco do Brasil

Agência: 2234-9

Continua após publicidade

Conta Corrente: 55.620-3

Continua após publicidade

Após depositar qualquer quantia na conta bancária, um e-mail deve ser enviado, com cópia do documento bancário do depósito, para o endereço: [email protected]. Com os dados do e-mail do doador, a Fundação Coppetec remeterá um recibo para fins fiscais e contábeis. 

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse