UNIÃO

"Estamos vivendo uma guerra total contra um vírus invisível”, avalia Stedile

Em entrevista ao Brasil 247, representante do MST destaca importância do esforço coletivo no combate ao coronavírus

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Segundo Stedile, militância do MST foi orientada a aderir à quarentena - Rafael Stedile

Numa guerra, só é possível vencer um inimigo mais forte que nós se toda a população ameaçada se envolver na batalha. A tese, defendida pelo general prussiano Carl Von Clausewitz na obra Da Guerra, de 1832, foi posta em prática pelos vitoriosos vietnamitas contra os estadunidenses na Guerra do Vietnã (1955-1975).

O raciocínio se aplica à atuação de uma nação contra a pandemia do coronavírus. Foi o que defendeu João Pedro Stedile, da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em entrevista concedida, nesta quarta-feira (25), ao jornalista Leonardo Attuch, do portal Brasil 247.

Para Stedile, só é possível combater a covid-19 se todos os entes estatais e toda a população se unirem no combate à pandemia.  

"Estamos diante de uma tragédia anunciada que vai exigir de toda a população, do governo, das entidades, das igrejas, de todo mundo que tem trabalho social, uma grande união nacional, para poder derrotar (o coronavírus)", defendeu.

Segundo a liderança sem-terra, toda a militância do MST foi orientada a seguir as recomendações de isolamento social, apresentadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). "A nossa responsabilidade é política", destacou.  

Confira a entrevista na íntegra.

 

Edição: Vivian Fernandes