Podcast

Confira o programa Bem Viver desta quinta-feira (26/03)

Higienização é importante mesmo dentro de casa

Ouça o áudio:

Limpar superfícies e objetos é essencial para prevenir o coronavírus, principalmente se houver uma pessoa com sintomas na casa - CDC/ Unsplash
Higienização é importante mesmo dentro de casa

Na edição desta quinta-feira (26), o programa Bem Viver destaca a importância de cuidados a serem tomados dentro de casa para evitar a contaminação pelo coronavírus. 

Em entrevista à repórter Caroline Oliveira, a médica de família Eline Ethel, integrante da Rede de Médicas e Médicos Populares, destaca que é preciso redobrar a higienização de maçanetas e superfícies, por exemplo. Além, é claro, de seguir as orientações de higiene pessoal da Organização Mundial de Saúde (OMS), como lavar as mãos com água e sabão frequentemente.

“É muito importante que periodicamente nós possamos lavar as mãos com água e sabão, mesmo estando dentro de casa, usando álcool em gel. E ajuda bastante se a gente passar nas maçanetas, em alguns objetos que a gente possa tocar”, reforça a médica.

Em tempos de quarentena, os aplicativos de entrega de comida têm sido uma alternativa para evitar sair de casa. Mas é preciso atenção, pois as embalagens e até o mesmo os alimentos podem conter secreções que transportam o coronavírus. 

Nesta edição, o médico infectologista e ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha explica os riscos de contaminação através dos alimentos e traz recomendações para serem colocadas em prática diante desse tipo de situação.

O Bem Viver desta quinta-feira traz ainda dicas culturais para passar o tempo livre de forma mais leve na quarentena e apresenta uma experiência agroecológica desenvolvida em um assentamento rural na cidade de Arataca, no sul da Bahia. Por lá, estudantes do Centro de Educação Profissional da Floresta do Cacau e do Chocolate Milton Santos transformam banana verde em embalagens biodegradáveis. 

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar todos os dias, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM em São Paulo; 102,7 FM no Noroeste Paulista; e 93,3 FM na Baixada Santista. 

No mesmo horário, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP), em 87,5 FM; Rádio Interativa de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); e Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC), em 104,9.


Programa Bem Viver é transmitido diariamente na Rádio Brasil Atual, a partir das 11h / Brasil de Fato

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Cast

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

 

 

 

Edição: Geisa Marques