Mangueirão

Coronavírus: sem casa, população de rua do Pará é reunida em estádio

Medida do governo tem como objetivo conter o avanço da covid-19

Belém (PA) | Brasil de Fato |

Ouça o áudio:

Cerca de 500 moradores de rua foram voluntariamente para o Estádio Olímpico do Mangueirão - Catarina Barbosa/BDF

"É a parte mais frágil da nossa população", foi assim que o secretário de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Inocêncio Gasparini, definiu a população que vive nas ruas da capital paraense.

Continua após publicidade

 No último domingo (22), o governo decidiu reunir as pessoas no Estádio Olímpico do Mangueirão. O Ministério da Saúde (MS) recomenda que seja evitada a aglomeração e mantenha-se uma distância de dois metros entre uma pessoa e outra para conter o avanço da covid-19. 

Na manhã desta quinta-feira (26), o Brasil de Fato esteve no local e presenciou uma diversidade de pessoas com pouco ou nenhum distanciamento. O espaço já abrigava 502 pessoas em situação de rua e a expectativa é que esse número chegue a mil pessoas nos próximos dias.

::Argentina defende isolamento e aposta em saúde pública para combater coronavírus::

Havia crianças, idosos, pessoas de todas as idades. Uns pediam coisas, outros cumprimentavam e outros davam de ombros. Todos relataram o que estava sendo fornecido: comida, atendimento médico, medicação e local para dormir, mas ainda não tinham entendido muito bem o que era o coronavírus e qual a necessidade de cumprir regras, como, por exemplo, o uso de máscaras e o distanciamento social. 

Um profissional de saúde – que prefere não se identificar para não sofrer represálias – afirma preocupação com os próximos passos dessa aglomeração. Na análise desse profissional, o ideal seria concentrar grupos de moradores de rua em espaços menores da cidade.

Para esse profissional  o cenário atual aumenta a exposição não só ao coronavírus, mas também à tuberculose e pneumonia. 

"Pessoas em suas casas podem ficar angustiadas por conta do isolamento, imagina quem vive nas ruas. Dependendo do tempo, em 30 dias, podemos esperar episódios de grande sofrimento mental, crises, agressividades, violência, abuso químico, sem contar a mistura de pessoas com tuberculose, quem não tem e  vai ter. Não sei se vai ter remédio ou teste para todos", afirma preocupado.

::Brasileiros contam como pandemia está alterando cotidiano de países da América do Sul::

Ele considera que a opção de segregar essa população é uma escolha equivocada e perigosa para lidar com a crise sanitária e defende a utilização de critérios técnicos adotados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

"Importante lembrar que a experiência da Alemanha nazista começou com medidas de saúde pública. As pessoas em situação de rua estão na cidade e a cidade deve se transformar para se tornar mais habitável, sobretudo em tempos de crise. Que os erros do Mangueirão ensinem que a questão da covid-19 é biopolítica, de saúde e securitária. Mas que critérios técnicos são fundamentais e que o SUS tem experiência pra trabalhar nas crises", afirma.

::Pronunciamento isola Bolsonaro e insatisfação com presidente aumenta entre políticos::

O profissional afirma que o governo ignorou o plano de contingência já existente na Secretaria de Saúde do Pará (Sespa), mas defende que o momento agora é de juntar esforços para poupar vidas.

"Eles perderam tempo precioso e misturaram populações por não considerarem a própria Sespa. Mas há um plano de contingência em curso pra população de  rua. Ele está finalizado. Enquanto profissionais da saúde não vamos nos submeter às intempéries dos gestores e partidos, em que o presidente é o pior exemplo. A Sespa reconheceu os erros e se mostrou aberta a colaboração. Então importante ser solidário e focar no que importa agora: poupar vidas", afirma. 

::Coronavírus: o que pode acontecer aos brasileiros sem o isolamento social?::

Thyago Rezende, 40 anos, trabalha há quatro anos junto à população de rua. Ele afirma que, com a chegada do coronavírus no Pará, os grupos que ajudam essas pessoas deixaram de atuar. Assim, as pessoas ficam sem comida, porque a alimentação depende da doação e de que pequenos trabalhos que eles realizam, como carregar caixas ou outros itens para moradores.

::Covid-19: "Estamos com medo de ser dizimados", diz Tupinambá Nice Gonçalves::

Rezende trabalha em três grupos solidários: Pará Solidário; Venezuelanos Belém e o Grupo Bem Querer, que existe há 15 anos levando comida para as pessoas em situação de rua. Sobre a ação do Mangueirão ele afirma que, na sua avaliação, era a melhor solução. 

"A questão do Mangueirão é claro que não é a situação ideal, mas para uma situação emergencial  foi a melhor solução que teve. Eles estão muito bem organizados, claro que não está perfeito, não tem como estar perfeito, até porque naturalmente a pessoa em situação de rua não tem esse entendimento sobre o cumprimento de regras, eles vêm de uma liberdade entre aspas, absoluta nas ruas, então, são bem resistentes a qualquer forma de normas a serem seguidas, mas na medida do possível isso está sendo bem controlado lá dentro", explica. 

Thyago diz ainda que qualquer pessoa com sintoma de gripe ou doença crônica é separado na triagem. "Elas ficam em uma área de isolamento sem contato com o restante do grupo e qualquer pessoa do grupo, se manifestar algum sintoma, é levada para o isolamento, onde usa máscara e tem uma série de cuidados", afirma. 


Homens do exército estão atuando na logística de atendimento aos moradores de rua. / Catarina Barbosa

::Coronavírus: como a América Latina e o Caribe estão lidando com pandemia::

Não o ideal, o possível

O secretário da Seaster, Inocêncio Gasparini, explicou que a demanda de reunir a população de rua foi no intuito de abordá-los, acolhê-los e prestar assistência de forma que eles possam aumentar a sua resistência e melhorar a saúde para não se tornarem vítimas frágeis do coronavírus. 

"Obviamente que, se não se cuidar e elas se tornarem vítimas do vírus, elas serão transmissoras sem controle, porque é a parte mais frágil da nossa população. São aquelas pessoas que foram para a rua, elas não têm mais nada, eventualmente comem lixo, vestem roupas do lixo, dormem em cima de papelão, não têm pia, não tem banheiro, fazem as necessidades em qualquer lugar, onde dá" afirma o secretário da Seaster. 

Gasparini explica ainda que sabe que há críticas com relação a concentrar pessoas em um só local, mas que essa foi a melhor forma encontrada no momento.

::China tem muito a ensinar, dizem imigrantes brasileiros sobre luta contra coronavírus::

"O objetivo principal é cuidar dessas pessoas, não é transformar isso aqui em um campo de concentração. É acolher e cuidar e transformar esse ambiente aqui com um diferencial melhor do que eles possam encontrar na rua", pontua.

As autoridades e voluntários envolvidos no processo entendem que pela frente pode vir uma série de problemas. Na capital paraense, os moradores se dividem por ruas, cada um controla seu espaço e há rivalidade entre grupos. Sabendo disso, um protocolo está sendo elaborado para que se apazigue questões mais delicadas. 

"Eles estão tendo um tratamento digno apoiado pela sociedade que faz fila para entregar alimentos, roupas e outras coisas. É a comida, café da manhã, almoço, jantar,  kit de roupas, kit de higiene pessoal, atendimento de saúde e ainda estamos criando protocolos. Vamos hoje fechar os principais protocolos de convivência no abrigo", afirma.

::Descontrole sobre epicentros agrava exposição do Brasil à covid-19, diz pesquisador::

Segundo o secretário, o protocolo prevê: revista para evitar a entrada de drogas e registro da hora em que o morador de rua sai, porque no local, os moradores não são impedidos, apenas, recomendados a não sair. 

"Não é fácil. É bom que todo mundo tenha muito claro que essas pessoas são do mundo da droga, muitas têm algum tipo de deficiência mental e algumas de difícil relacionamento. São três principais grupos regionalizados da cidade que a gente sabe que são rivais, que na rua eles se esfaqueiam às vezes. Então, tem um série de cuidados que estamos tendo que ter, já estamos melhorando esses procedimentos. Eles não estão presos e começa a aparecer o resultado da abstinência da droga e com isso estamos tendo cuidado redobrado, porque sabemos que uma pessoa dessa condição que chega a essa situação, pode se tornar extremamente violenta".

Gasparini admite que a iniciativa pode não ser a melhor, mas deixar a população na rua seria um problema ainda maior com relação ao avanço do coronavírus, porque a contaminação vai além de, apenas, lavar as mãos. Segundo ele, a medida foi tomada ponderando que os pontos positivos eram infinitamente maiores do que os riscos. E que os riscos são controláveis. 

::Quais os direitos dos trabalhadores diante da pandemia do coronavírus?::

"Eu acho que estamos em um bom caminho. Não vou arriscar dizer que é o melhor, mas não tenho visto uma outra opção a não ser uma de extremo luxo que nós não temos nem para quem está com o corona. Estamos com mil problemas: a rede federal, estadual de saúde, as municipais para planejar como vamos fazer se esse negócio avançar e chegar onde estão dizendo que vai chegar. Imagina pegar essa população e colocar em quartos ou enfermaria, porque é isso que eles merecem. É isso que precisam. Eles estão muito doentes. Essa forma aqui é uma forma que os coloca em um ambiente melhorado em que a gente vai se esforçar para que seja o melhor possível com alimentação, higiene, cuidado médico e cuidar um pouco do espaçamento e preparados, dentro da rede de saúde, caso entre o coronavírus", afirma. 


População está doando material de higiene, roupa e brinquedos para os moradores de rua. / Catarina Barbosa

Segundo o governo do estado, a iniciativa será reproduzida em Marabá para atender o Sul e Sudeste do Pará e em Santarém. O Parazão, Campeonato Paraense, que estava em andamento foi cancelado por conta da pandemia. 

Como doar

Os materiais podem ser entregues no portão B2 do estádio olímpico do Mangueirão.

 

Edição: Leandro Melito