Podcast

Bem Viver mostra ação de psicólogos com famílias de presos sem visitas pela pandemia

Parentes não recebem informações de entes presos e sentem angústia

Ouça o áudio:

Famílias relatam que estão sem notícias de seus parentes presos desde que as visitas foram proibidas por causa do coronavírus. - Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Parentes não recebem informações de entes presos e sentem angústia

A edição do Programa Bem Viver desta quinta-feira mostra a ação de um grupo de psicólogos da capital paulista que se uniram para atender as famílias de detentos que estão impedidos de receber visitas enquanto durar a pandemia do Coronavírus. A falta de notícias dos entes que estão reclusos causa ansiedade e angustias em mães, pais, esposas, maridos e outros familiares. 

A solidariedade também marca o Estado do Pará. Um grupo de mulheres se organizou para traduzir as orientações de prevenção ao covid-19 dadas pelo Ministério da Saúde para diversas línguas indígenas de povos da região. Além disso, o médico Danilo Araújo, do setor de saúde do Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST) nos explica o significado de algumas palavras que entraram no nosso vocabulário do dia a dia por causa do coronavírus, como isolamento social e quarentena. 

Os nossos correspondentes atualizam as principais notícias do Brasil e do mundo sobre a expansão da doença. E no quadro Alimento é Saúde uma receita de dar água na boca: geleia de xique xique. Vamos conhecer a produção do assentamento Mandacaru em Petrolina, Pernambuco com essa planta típica do sertão.  


Sintonize


O programa Bem Viver vai ao ar todos os dias, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM em São Paulo; 102,7 FM no Noroeste Paulista; e 93,3 FM na Baixada Santista. 
No mesmo horário, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP), em 87,5 FM; Rádio Interativa de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); e Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC), em 104,9 FM.
A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Cast. 
Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Camila Salmazio