Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Internacional

Europa

Brasileira em Barcelona conta como Espanha está enfrentando coronavírus

País ibérico é um dos mais afetados pela pandemia, com o segundo maior registro de mortes e o terceiro em casos oficiais

03.abr.2020 às 20h32
Valparaíso (Chile)
Victor Farinelli

A brasileira Bruna Angrisani, que mora em Barcelona - Arquivo pessoal

A pandemia do coronavírus tem causado uma verdadeira tragédia na Espanha. Até a tarde dessa quinta-feira (2), o país registrava mais de 110 mil casos de pessoas com covid-19 e um total de 10 mil mortes. O nível de letalidade da doença no país é de 9,1%.

Já são 26,7 mil pessoas curadas, um percentual de 24,3% do total de casos. Mas esse número não alivia a dor pelas milhares de perdas, que crescem em um ritmo de centenas a cada dia.

Em meio a esse cenário, alguns brasileiros que vivem na Espanha tentam sobreviver ao que está acontecendo no país, buscando se equilibrar entre a precaução e a preocupação. É o caso da jornalista Bruna Angrisani, que mora em Barcelona. Em conversa com o Brasil de Fato, ela conta como é o clima entre os espanhóis e também pede que os brasileiros levem a pandemia a sério.

“As pessoas estão com muito medo, naturalmente, porque as previsões não são nada boas para as próximas semanas. Se estima que nas próximas duas ou três semanas a gente vai alcançar o pico dessa epidemia aqui, na Espanha. Então, realmente, não é brincadeira, não é história de uma gripezinha, realmente é sério”, considera.

Bruna também conta como as medidas restritivas adotadas pelo governo espanhol para impor o isolamento social afetam a vida da população. Segundo especialistas, essas medidas são necessárias para conter a propagação do vírus, embora causem uma mudança importante no cotidiano das pessoas. O relato da jornalista permite comparar o que se vive na Espanha com as medidas que estão sendo aplicadas no Brasil.

“As pessoas só podem sair se elas levam consigo um certificado, que é um certificado de autorresponsabilidade, você se autorresponsabiliza por estar indo trabalhar. Existem três opções: ou você está indo trabalhar, ou está indo buscar atenção sanitária, ou indo comprar alimentos no supermercado. São as únicas alternativas que têm pra você sair na rua. E, se a polícia te pegar, você tá sujeito a pagar uma multa, que é de cerca de até 6 mil euros”, explica a brasileira.

Além de jornalista, Bruna Angrisani trabalha na administração de uma clínica veterinária em Barcelona junto com sua esposa, a veterinária e também brasileira Mayra Poitena. Na semana passada, elas doaram o único respirador artificial que possuíam ao sistema público de saúde do país, para que fosse usado para o tratamento de pacientes com covid-19.

Medicina

Por sua atividade profissional, Angrisani mantém contato com pessoas do mundo da saúde, como a médica Susan Judas, que está na linha de frente do combate à pandemia em Barcelona. A doutora também conversou com a nossa reportagem e disse que o corpo médico na Espanha tem enfrentado a situação com “resignação e muito cansaço”.

“Todos estão tendo que trabalhar mais horas do que o normal, todos os dias, e muitas vezes enfrentando a terrível situação de querer e não poder oferecer a todos os pacientes a solução que gostaríamos, ou que poderíamos dar em outras circunstâncias. Sei que, em algum momento, a conta desse estresse psicológico vai chegar, para muitos companheiros”, relata a médica.

Outra recomendação importante da doutora Judas é a respeito do que ela considera um dos maiores erros cometidos pela Espanha ao lidar com a epidemia no começo, que foi o de não separar os idosos das crianças e dos adolescentes.

“Embora sejam raros os casos de pessoas jovens que desenvolvem a doença, o que pode acontecer é elas serem portadoras do vírus sem manifestar os sintomas, e acabam sendo vetores para outras pessoas que, sim, estão no grupo de risco”, explica a doutora.

Bruna Angrisani também conta que, além da saúde, outro tema que preocupa muito os espanhóis diz respeito às consequências econômicas desta crise. Para enfrentar essa situação, algumas pessoas estão se organizando em iniciativas comunitárias para enfrentar os problemas.

“Realmente, está todo mundo fazendo um pouco de autogestão e tentando amenizar a questão econômica. É bonito de ver que muita gente está tomando para si a responsabilidade, tentando fazer comunidades virtuais e amenizar esse impacto socioeconômico”, avalia.

Entre as iniciativas mencionadas pela brasileira estão a formação de grupos para cuidar de crianças e idosos, além de mutirões para a compra de alimentos, para que nem todos precisem sair às compras. Também há grupos que buscam formas de ajudar os trabalhadores autônomos, mais afetados economicamente pela crise. Outra iniciativa importante é a fabricação caseira de máscaras, com distribuição gratuita. E há também os grupos que se organizam até para comprar flores e levar periodicamente aos hospitais, para homenagear os médicos e as enfermeiras que enfrentam a pandemia.


Em porta de edifício em Barcelona, cartaz em catalão orienta residentes sobre como se organizar durante pandemia / Bruna Angrisani

Editado por: Vivian Fernandes
Tags: covid-19espanha
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Acordos e impasses

Rússia e Ucrânia iniciam segunda grande troca de prisioneiros; troca de corpos segue no impasse

Genocídio

Líder da oposição em Israel diz que Netanyahu não representa maioria e pede fim dos ataques a Gaza

Retaliação russa

Rússia mantém retaliação contra Ucrânia com grande ataque aéreo

Educação

“Ratinho Junior é diretamente responsável por adoecimentos na educação”, afirmam deputados em Audiência

LUTA FEMINISTA

Congresso da UBM-RS defende radicalização da democracia como caminho para a emancipação das mulheres

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.