Podcast

Em tempos de pandemia, cuidados psicológicos são essenciais para fortalecer imunidade

Alimentos e exercícios físicos ajudam a encontrar equilíbrio e bem estar, explica médico

Ouça o áudio:

Exercício físico e ritmo menos acelerado pode contribuir para uma vida mais saudável. - Foto: Agência Brasil
Alimentos e exercícios físicos ajudam a encontrar equilíbrio e bem estar, explica médico

Fortalecer o corpo e a mente é um passo importante para passar pela quarentena com saúde e diminuir as chances de contágio pelo coronavírus e outras doenças. Alguns alimentos pode auxiliar nessa busca por equilíbrio e bem-estar e fortalecer O jornalista Daniel Lamir conversou com o médico Ednaldo Novaes, conhecido como Didi, do setor de saúde do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que explica que cuidar do psicológico é essencial para aumentar a defesa imunológica.

O confinamento recomendado pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde para conter o covid-19 no país tem trazido sobrecarga física e mental para as mulheres, que já estavam na linha de frente dos trabalhos domésticos, cuidados com os filhos e a jornada de trabalho fora de casa. A integrante da Sempreviva Organização Feminista (SOF) ressalta que as mulheres negras são as mais afetadas e alerta para um possível crescimento do número de casos de violência contra elas. Ela dá dicas de como se proteger ou ajudar a proteger as mulheres que você conhece. 

E o governo do Maranhão, no nordeste brasileiro, está promovendo festivais de músicas pela internet. A medida é uma forma de proporcionar lazer para a população confinada e fomentar o trabalho de músicos e outros artistas, que perderam renda por causa da pandemia. Na edição de hoje, o ouvinte também vai aprender a fazer um patê de feijão saboroso e simples para o fim de semana ser especial.


Sintonize


O programa Bem Viver vai ao ar todos os dias, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM em São Paulo; 102,7 FM no Noroeste Paulista; e 93,3 FM na Baixada Santista. 
No mesmo horário, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP), em 87,5 FM; Rádio Interativa de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); e Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC), em 104,9 FM.
A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Cast. 
Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

 

Edição: Camila Salmazio