Ações de solidariedade se multiplicam pelo país e ajudam os mais vulneráveis

Imagem do logo do Podcast

Ouça o áudio:

Assentados adaptaram produção e doaram mais de 60 litros de álcool para hospital - Foto: Dandara Sturmer
Assentamento do MST produziu álcool gel e torcedores do Bahia contribuem com renda de camelôs

O programa Bem Viver dessa segunda-feira (06) começa com boas notícias relacionadas ao Coronavírus no Brasil. Um assentamento no Paraná produziu mais de 60 litros de álcool 70% para doar a um hospital local. A iniciativa partiu dos produtores do assentamento Santa Maria, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que fica na cidade de Paranacity. Os torcedores do Bahia também se uniram em campanha para ajudar os camelôs que trabalhavam na região de dois estádios de futebol e perderam renda, depois que os jogos foram suspensos. A ação de solidariedade do clube é feita pela internet e qualquer pessoa pode contribuir. 

As chamadas fake news tem atrapalhado o combate ao covid-19. O próprio presidente da República Jair Bolsonaro já teve informações apagadas em sua rede social por disseminar conteúdos desse teor. Por isso, a Universidade de Campinas (Unicamp) criou um grupo de monitoramento dessas notícias falsas. A repórter Marina Rara conversou com um dos pesquisadores para entender melhor como funciona essa máquina.

Nossos correspondentes de São Paulo, Brasília e Minas Gerais atualizam as principais informações das regiões para o ouvinte ficar bem informado sobre a disseminação da pandemia e as medidas que estão sendo tomadas pelo governo e pela sociedade civil. Também conversamos com o coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, sobre os impactos do isolamento social no aprendizado dos brasileiros e brasileiras. A ONG lançou dois guias com orientações para a garantia do direito à educação, voltados a comunidade escolar e ao poder público. A reportagem é de Caroline Oliveira. 

No quadro Comida de Verdade aprendemos a fazer um vinagrete de abacaxi para variar o cardápio diário e já se preparar para o esperado reencontro com a família e os amigos, depois que vencermos o vírus. E ainda tem a história do Pequeno Príncipe Preto que a repórter Lú Sudré conheceu e conversou com o autor. 
 

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar todos os dias, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM em São Paulo; 102,7 FM no Noroeste Paulista; e 93,3 FM na Baixada Santista. 

No mesmo horário, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP), em 87,5 FM; Rádio Interativa de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); e Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC), em 104,9 FM.

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Cast

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Camila Salmazio