Mobilização

Covid-19: Movimentos populares reúnem ações de solidariedade em site durante pandemia

Além de centralizar as iniciativas, as entidades indicam no site como realizar doações

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Cearenses organizam campanhas de solidariedade para ajudar população vulnerável - todomundo.org

Os movimentos Frente Brasil Popular e Povo Sem Medo lançam nesta terça-feira (7) a plataforma on-line todomundo.org para mostrar e incentivar iniciativas de solidariedade de todo o Brasil em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus

“A proposta é gerar um grande movimento nacional que dê sentido à superação das crises que vivemos. Não é uma iniciativa de um ou outro partido. É uma proposta de construir uma inspiração nacional de todo o campo democrático e popular para agregar todas as pessoas e movimentos que se identifiquem com a Democracia, a Solidariedade e com o Povo Brasileiro", explica o texto de apresentação da plataforma.

::Renda emergencial: trabalhadores podem pedir auxílio em site da Caixa nesta terça::

Além de mostrar os pontos de solidariedade, o site também vai reunir informações para as pessoas que querem contribuir com as ações. “É importante agirmos todos juntos para ajudar quem mais precisa neste momento. Para auxiliar nas diferentes campanhas de solidariedade de todo o Brasil", defende o comunicado das entidades.

Além das iniciativas, a campanha também reúne propostas orientadas ao poder público para mitigar os efeitos econômicos e sociais causados pela pandemia de covid-19.

::Ataque de Bolsonaro a idosos inclui Previdência, cortes no BPC e quebra de quarentena::

O conjunto das medidas, assinado até o momento por aproximadamente 100 entidades, divide-se em sete eixos: condições básicas para salvar nosso povo, promoção e fortalecimento da saúde pública, garantia de emprego e renda para os trabalhadores, proteção social, direito à alimentação e à moradia para todos, direito à alimentação para todas as pessoas, direito à moradia digna e reorientação da economia e da destinação de recursos públicos.

Entre as proposições, estão a “reconversão das indústrias para fabricação urgente de todos os equipamentos e insumos necessários para o combate, atendimento e tratamento para as vítimas do coronavírus, tais como: oxigênio, máscaras, materiais de higiene e desinfecção, fármacos, ambulâncias, leitos hospitalares, respiradores artificiais e equipamento de tratamento intensivo”. 

::Demissões, perda salarial e redução de jornada: como ficam os trabalhadores formais?::

O lançamento da campanha será às 16h, no programa Bom para Todos da TVT, e terá a presença de Eliane Martins, do Movimento de Trabalhadores por Direito, Jussara Basso, da coordenação Povo Sem Medo, Daniel Seidel, Secretário Executivo da Comissão Nacional Episcopal de Justiça e Paz, Raimundo Bonfim, da Coordenação dos Movimentos Populares e Gilberto Carvalho que apresentará o novo site todomundo.org.

Edição: Leandro Melito