Coronavírus

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 7 de abril de 2020

Campanha das frente Brasil Popular e Povo Sem Medo para promover ações de solidariedade é destaque do programa

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA

Nesta terça-feira, dia 7, em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo e o Conselho Nacional da Saúde realizam uma ação de aplausos e barulhaços nas janelas de todo o país para homenagear os profissionais da saúde e exigir mais recursos para o Sistema Único de Saúde (SUS). 

As frentes lançaram hoje a campanha “Vamos precisar de todo mundo”, com o objetivo de incentivar ações de solidariedade em todo o Brasil em meio à pandemia causada pelo coronavírus.

O coordenador da Central dos Movimentos Populares (CMP) e da Frente Brasil Popular, Raimundo Bonfim, falou com o Jornal Brasil Atual Edição da Tarde sobre a iniciativa: "A ação lançada nesta tarde tem como objetivo mitigar os efeitos da crise atual. O isolamento é necessário, mas para que a imensa maioria do povo brasileiro fique em casa é preciso que chegue a renda básica; é preciso que chegue ajuda, de cestas básicas para que as famílias, nas favelas, nas ocupações, nos cortiços, nas palafitas, não morram de fome", explicou Bonfim.

Em relação ao auxílio emergencial, nesta terça (7), a Caixa Econômica Federal disponibilizou um site, um aplicativo e o Caixa Auxilio Emergencial para cadastramento, além de uma central de atendimento telefônico, de número 111, para tirar dúvidas sobre o benefício. 

Em apenas duas horas de funcionamento, foram mais de 9 milhões de CPFs cadastrados de trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos e desempregados para receberem o auxílio emergencial de R$ 600.

Devem se cadastrar as pessoas que não estão inscritas no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico). 

Os trabalhadores que estão inscritos no CadÚnico ou que já recebem o Bolsa Família não precisam se inscrever pelo aplicativo, o pagamento será feito automaticamente. Os trabalhadores que não tiverem acesso à internet poderão fazer o cadastro nas agências da Caixa ou nas casas lotéricas.

Confira todos os destaques no início do jornal.

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos