Democratas

Sanders suspende campanha presidencial nos EUA: "O futuro está em nossas ideias"

O social-democrata é responsável por popularizar pautas de esquerda na sociedade mais capitalista do mundo

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Bernie Sanders é o líder do movimento mais progressistas na política estadunidense dos últimos 60 anos - Screen capture

O senador estadunidense do estado de Vermont, Bernie Sanders, anunciou nesta quarta-feira (8) que vai suspender sua campanha para a nomeação do partido democrata na corrida presidencial dos Estados Unidos, contra o atual presidente, Donald J. Trump.

Depois de meses liderando as pesquisas e o número de delegados (representantes partidários estaduais), Sanders, recentemente, sofreu diversas derrotas em batalhas eleitorais cruciais, como a Super Terça, para seu maior rival e ex-vice-presidente Joe Biden.  

O pronunciamento oficial veio através de uma transmissão ao vivo nas redes sociais. “Conclui que essa batalha para a nomeação democrata não será bem-sucedida, logo, eu tomei a decisão de suspender minha campanha. Eu não tomo essa decisão com leveza”, afirmou. 

Nascido no bairro do Brooklyn, em Nova York, Bernie Sanders tem uma carreira política que abrange mais de três décadas. Ele foi eleito prefeito de Burlington (Vermont) em 1981, serviu no Congresso dos Estados Unidos por 16 anos e, finalmente, foi eleito ao Senado em 2006, onde atua até hoje.

Porém, foi em 2015, quando Sanders anunciou sua candidatura para a nomeação presidencial democrata de 2016, que ele se tornou uma estrela política e líder do movimento mais progressista na política norte-americana dos últimos 60 anos. 

Um autodenominado social-democrata, o senador defendeu e pautou ideologias muitas vezes consideradas radicais ou de extrema esquerda, na sociedade mais capitalista e conservadora do Ocidente. “Não era muito tempo atrás que as pessoas consideravam nossas ideias radicais e extremistas, agora, elas são convencionais”, declarou Bernie na transmissão via redes sociais. 

Sanders é historicamente conhecido por sua luta contra o racismo, pelos direitos da comunidade LGBTQ+, pela igualdade de gênero, os direitos civis, entre outras causas, que até hoje são alguns dos principais focos da batalha global pelos direitos humanos. 

Embora esteja oficialmente suspensa sua candidatura, Bernie influenciou uma mudança estrutural na política estadunidense, unindo diferentes setores e movimentos sociais sob uma só visão e fomentando discussões inéditas na sociedade. Como ele mesmo disse, hoje em dia, debates sobre temas como um sistema de saúde público, a educação pública e gratuita, o encarceramento em massa e a absurda desigualdade de renda do sistema capitalista, são assuntos “convencionais”. 

Sanders encerra sua campanha com uma perspectiva positiva do futuro: “Não estamos apenas vencendo a batalha ideológica, mas a batalha geracional. O futuro desse país está em nossas ideias”. 

Edição: Ítalo Piva