Podcast

Programa Bem Viver explica o direito à alimentação escolar durante pandemia

Confira dicas de higiene para o preparo do peixe na Sexta-Feira da Paixão

Ouça o áudio:

Programa Bem Viver 09/04
Dados de 2015 mostram que 41 milhões de estudantes brasileiros são beneficiários do Programa Nacional de Alimentação Escolar - Eliton Santos/Semed
Confira dicas de higiene para o preparo do peixe na Sexta-Feira da Paixão

Na edição desta quinta-feira (09) do Bem Viver, o programa traz informações sobre o direito à alimentação dos alunos da rede pública de ensino durante a pandemia do novo coronavírus, causador da covid-19. Nesta semana, foi sancionado o Projeto de Lei 13.987, assegurando a distribuição da merenda escolar às famílias dos estudantes enquanto as aulas estiverem suspensas.

Apesar de considerar o PL essencial, o advogado Thalles Gomes, em conversa com a nossa reportagem, defendeu que a medida é insuficiente caso não acompanhada de uma resolução do Ministério da Educação (MEC) que norteie estados e municípios sobre o cálculo do valor a ser repassado às famílias dos 41 milhões de estudantes atualmente beneficiados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Como estamos na véspera da Sexta-Feira da Paixão, tradição cristã da qual muitas famílias brasileiras são adeptas, esta edição também lembra regras de higiene importantes na hora de comprar e preparar o peixe em substituição à carne vermelha. 

No quadro Alimento é Saúde, a tradição sertaneja ocupa a sua casa. O repórter Daniel Lamir, de Pernambuco, conta como agricultores e movimentos populares trabalham pela preservação do milho crioulo, ou seja, sem modificação genética. Sem agrotóxicos, o cereal dá um gosto diferenciado ao cuscuz.

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM em São Paulo; 102,7 FM no Noroeste Paulista; e 93,3 FM na Baixada Santista. 

No mesmo horário, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP), em 87,5 FM; Rádio Interativa de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); e Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC), em 104,9 FM.

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Cast

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato

Edição: Mayara Paixão