cuidados no feriado

Semana Santa: além da qualidade do peixe, é preciso ficar atento às normas de higiene

Para controlar aglomerações, estados têm tomado medidas específicas para mercados públicos

|

Ouça o áudio:

Peixes e frutos do mar são alimentos procurados para substituir a carne vermelha no feriado - Foto: Chuttersnap/Unsplash

Já chegou a Semana Santa e certamente os preparativos vão sofrer algumas alterações, devido à pandemia do novo coronavírus: as reuniões familiares vão ficar pra outro momento.

Mas tem um ingrediente muito comum no período, que vai demandar cuidados redobrados: peixe ou frutos do mar, itens que costumam substituir carnes vermelhas, para ao cristãos.

As feiras e mercados públicos costumam lotar neste período, justamente na procura por essas carnes brancas. Com os decretos estaduais ou municipais, cada local tem uma regra.

Na capital da Bahia, por exemplo, o consumo de peixe é grande e a prefeitura vai manter o funcionamento dos grandes mercados que comercializam peixes frescos, mas a entrada de clientes vai ser controlada, como forma de evitar a aglomeração.

Desde o último domingo (5), fica limitada a 60 pessoas, a circulação dentro dos mercados, como o tradicional mercado do peixe, em Salvador (BA).

A determinação é da Secretaria Municipal de Ordem Pública, que faz a fiscalização no Mercado do Peixe, no Mercado Dois de Julho e o de Periperi. É o que explica o Diretor de Serviços Públicos da secretaria, Adriano Silveira.

Os cuidados com as condições do produto continuam valendo, é preciso observar cheiro e aparência, até mesmo dos frescos. A dica é da diretora do Conselho Federal de Nutricionistas, Elisabeth Chiari.

E tem gente que, mesmo com as medidas nesses locais, vai optar pelos produtos em supermercados. É o caso da servidora pública de Brasília, Magda Miranda.

Em tempos de cuidados redobrados, por conta do coronavírus, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) orienta outros cuidados. No Distrito Federal, a agência emitiu uma nota técnica para alertar feirantes e clientes. Higiene redobrada entre os comerciantes, que devem fornecer álcool em gel nas bancas.

Clientes e funcionários devem evitar falar muito, assobiar, tossir e espirrar nos locais e perto dos produtos.

Jamais tocar o rosto após manusear embalagens plásticas e embrulhos, e sempre lavar as mãos após tocar em notas e moedas.