Coluna

O Ministério da Saúde precisa combater o terraplanismo de Bolsonaro

Imagem de perfil do Colunistaesd

Ouça o áudio:

mandetta
Por que o Ministério da Saúde não incluiu nos seus editais os médicos formados no exterior? São mais de 10 mil brasileiros que já atuaram no Mais Médicos e conhecem as comunidades - Sergio Lima /AFP
Por que até agora os médicos cubanos não estão podendo atender nas unidades saúde?

Estamos diante de um momento decisivo para saber se o colete do SUS continuará sendo utilizado pelo Ministério da Saúde. Será que mesmo com esse crescimento absurdo de casos e mortos – ultrapassamos 1 mil mortes – o Ministério irá continuar com uma postura errada de não chamar o conjunto de médicos do Mais Médicos para irem atender nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)? Por que até agora os médicos cubanos, cerca de 2 mil médicos que permanecem no Brasil e constituíram famílias, não estão podendo atender nas unidades saúde?

Por que o Ministério da Saúde não incluiu nos seus editais os médicos formados no exterior? São mais de 10 mil brasileiros que já atuaram no Mais Médicos e conhecem as comunidades. Por que o governo federal não faz um Revalida imediato? Nós aprovamos no Congresso Nacional uma lei que obriga que o Revalida seja realizado pelo menos 2 vezes por ano, vai acabar o semestre e não tivemos o Revalida. Em meio a uma pandemia como essa onde a revalidação do diploma permite o chamamento de milhares de médicos brasileiros formados no exterior.

Será mesmo que o Ministério da Saúde vai entrar nessa do afrouxamento no isolamento? Criar uma regra de distanciamento social baseada no coeficiente de incidência, ou seja, o número de casos confirmados por população, em um país que não faz testagem?

::Com menores taxas de contágio do continente, Venezuela estende quarentena por 30 dias::

O Brasil está fazendo em média 260 testes por 1 milhão de pessoas quando a Alemanha e Itália ultrapassaram 10 mil testes por 1 milhão de pessoas, Espanha e Portugal estão próximos a chegar a 10 mil testes por 1 milhão. Os EUA fizeram mais de 5 mil testes por 1 milhão de pessoas. Como pensar em número de casos confirmados por população em um país que não testa?

Nós torcemos e vamos lutar para que o colete do SUS continue e que o Ministério da Saúde não haja com afrouxamento em relação ao terraplanismo de Bolsonaro.

Edição: Rodrigo Chagas