Estados Unidos

Bernie Sanders anuncia apoio a Joe Biden contra Donald Trump

Biden se torna, assim, o candidato do Partido Democrata para as eleições presidenciais

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

O resultado das primeiras primárias mostraram que Biden ganhou apoio de eleitores mais velhos, negros e latinos, enquanto Sanders ficou com o eleitorado mais jovem - Mandel Ngan/AFP

O senador estadunidense do estado de Vermont, Bernie Senders, anunciou, nesta segunda-feira (13), apoio à candidatura do colega de sigla, Joe Biden, para a Presidência dos Estados Unidos. "Devemos nos unir para derrotar o mais perigoso presidente na história moderna", afirmou Sanders em suas redes sociais. “Seu apoio significa muito”, respondeu o candidato democrata.

Continua após publicidade

Biden se tornou o único candidato do Partido Democrata para as eleições presidenciais, depois que Sanders anunciou sua desistência, no dia 8 de abril, deixando o caminho livre para o ex-vice-presidente de Barack Obama.

Continua após publicidade

O pronunciamento oficial veio através de uma transmissão ao vivo nas redes sociais. “Concluí que essa batalha para a nomeação democrata não será bem-sucedida, logo, eu tomei a decisão de suspender minha campanha. Eu não tomo essa decisão com leveza”, afirmou. 

Continua após publicidade

Sanders chegou a liderar as primárias nos três primeiros estados para se tornar o candidato da sigla. A partir do quarto estado, no entanto, na Carolina do Sul, Biden, que é considerado centrista, começou a ter um desempenho melhor em relação ao colega ligado à esquerda.

Continua após publicidade

Para se tornar o candidato às eleições pelo partido, o pré-candidato deve ter pelo menos o voto de 1.991 delegados nas primárias realizadas nos estados. No momento em que desistiu da candidatura, Sanders tinha 914 votos contra 1.217 de Biden. O resultado das primeiras primárias mostraram que Biden ganhou apoio de eleitores mais velhos, negros e latinos, enquanto Sanders ficou com o eleitorado mais jovem.

Nascido no bairro do Brooklyn, em Nova York, Bernie Sanders tem uma carreira política que abrange mais de três décadas. Ele foi eleito prefeito de Burlington (Vermont) em 1981, serviu no Congresso dos Estados Unidos por 16 anos e, finalmente, foi eleito ao Senado em 2006, onde atua até hoje.

Porém, foi em 2015, quando Sanders anunciou sua candidatura para a nomeação presidencial democrata de 2016, que ele se tornou uma estrela política e líder do movimento mais progressista na política norte-americana dos últimos 60 anos. 

Autodenominado social-democrata, o senador defendeu e pautou ideias muitas vezes consideradas radicais ou de extrema esquerda, na sociedade capitalista e conservadora estadunidense. “Não era muito tempo atrás que as pessoas consideravam nossas ideias radicais e extremistas, agora, elas são convencionais”, declarou Bernie na transmissão via redes sociais. 

Sanders é historicamente conhecido por sua luta contra o racismo, pelos direitos da comunidade LGBTQ+, pela igualdade de gênero, os direitos civis, entre outras causas que, até hoje, são alguns dos principais focos da batalha global pelos direitos humanos. 

Embora esteja oficialmente suspensa sua candidatura, Bernie influenciou uma mudança estrutural na política estadunidense, unindo diferentes setores e movimentos sociais sob uma só visão e fomentando discussões inéditas na sociedade.

Como ele mesmo disse, hoje em dia, debates sobre temas como um sistema de saúde público, a educação pública e gratuita, o encarceramento em massa e a absurda desigualdade de renda do sistema capitalista, são assuntos “convencionais”. 

Sanders encerra sua campanha com uma perspectiva positiva do futuro: “Não estamos apenas vencendo a batalha ideológica, mas a batalha geracional. O futuro desse país está em nossas ideias”. 

Edição: Leandro Melito