Podcast

Desigualdade da saúde pública na capital paulista é tema do programa Bem Viver

A edição também apresenta experiências internacionais de agroecologia

Ouça o áudio:

Programa Bem Viver 14/04
Prefeitura de São Paulo instala pias para auxiliar a higienização das pessoas em situação de rua - Edson Lopes Jr./Secom
A edição também apresenta experiências internacionais de agroecologia

A edição do programa Bem Viver desta terça-feira (14) mapeia a desigualdade na distribuição de leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade de São Paulo que apresentava 6.349 casos confirmados da covid-19 até esta segunda (13).

Levantamento realizado pela Rede Nossa São Paulo revelou que regiões mais ricas e centrais do município concentram menos gente e mais leitos, enquanto áreas periféricas convivem com poucos ou nenhum leito sequer. O programa entrevista Carol Guimarães, coordenadora da Rede, que explica a metodologia usada e as consequências dos números encontrados.

Em meio à curva ainda em crescimento do número de casos do novo coronavírus, esta edição apresenta iniciativas de solidariedade e histórias de pessoas que se curaram da doença. Elas compartilham sentimentos, aprendizados e uma mensagem já conhecida: “Fique em casa”.

A correspondente Michele de Mello atualiza sobre a prorrogação do isolamento social na Venezuela. A tecnologia empregada no território do país para conter a crise de saúde global recebeu elogios da Organização Mundial da Saúde (OMS).

No quadro Momento Agroecológico, o ouvinte conhece uma experiência exitosa na Índia, o quarto país do mundo com maior número de mão de obra empregada na agricultura, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). No país asiático, 40 mil agricultores cultivam arroz manualmente e sem o uso de agrotóxicos.

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM em São Paulo; 102,7 FM no Noroeste Paulista; e 93,3 FM na Baixada Santista. 

No mesmo horário, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP), em 87,5 FM; Rádio Interativa de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); e Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC), em 104,9 FM.

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato

Edição: Mayara Paixão