Quarentena

No Rio de Janeiro, Witzel estende isolamento social até o final de abril

Essa é a segunda vez que decreto da quarentena é renovado no estado; RJ tem 191 mortes e 3.221 casos de covid-19

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
O primeiro decreto que determinou isolamento social no estado foi publicado em 17 de março - Tania Rego/Agência Brasil

Na última segunda-feira (13), o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), publicou mais um decreto prorrogando as medidas de combate à covid-19 por mais 18 dias, até 30 de abril. Essa é a segunda vez que o decreto que determina isolamento social no estado é renovado. O primeiro decreto foi publicado em 17 de março. 

Continua após publicidade

“Ainda há a necessidade de manter a situação de emergência no estado do Rio de Janeiro por conta do número crescente de casos da covid-19”, disse Witzel.  Os dados da pandemia, divulgados nesta terça-feira (14) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), registram 191 mortes e 3.221 casos confirmados da doença no estado. 

::Falta d'água: Defensoria e Ministério Público entram com ação contra Cedae no Rio::

O decreto determina que permanecem fechadas as escolas das redes pública e privadas de ensino, além de creches e instituições de ensino superior, assim como a suspensão da realização de eventos esportivos, shows, feiras científicas, entre outros, em locais abertos ou fechados. O funcionamento de cinemas, teatros e afins também segue suspenso, assim como academias de ginástica, centros de lazer e esportivos e shoppings. A população também não poderá frequentar praias, lagoas, rios e piscinas públicas e clubes para evitar aglomerações.

::"Só temos o almoço", diz pedreiro que não conseguiu acessar renda básica emergencial::

Assim como no primeiro decreto, Witzel manteve a proibição do transporte interestadual e dos voos entre estados com casos de covid-19. Já os serviços essenciais, como supermercados, açougues, padarias, lanchonetes, hortifrutis, farmácias, lojas de conveniência devem permanecer funcionando, mas tomando medidas de segurança para evitar aglomerações.

::Solidariedade do MST busca mostrar que o inimigo, além do vírus, é o capitalismo::

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse